Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Só penso na seleção portuguesa mas seria difícil dizer não ao Brasil"

A dar nas vistas no Monaco, Rony Lopes procura que este seja o seu ano de afirmação no clube francês. Em entrevista ao Desporto ao Minuto, o atacante de 21 anos revela também que seria "fantástico" representar a Seleção Nacional ainda este ano.

"Só penso na seleção portuguesa mas seria difícil dizer não ao Brasil"
Notícias ao Minuto

07:50 - 23/08/17 por Ruben Valente

Desporto Rony Lopes

Depois de um empréstimo bem sucedido ao Lille, Rony Lopes regressou ao Monaco e tem sido aposta de Leonardo Jardim neste início de temporada. O Desporto ao Minuto chegou à fala com uma das maiores promessas do futebol português, que está focado em agarrar o seu lugar no atual campeão francês.

Com passagem pelas formações de Benfica e Manchester City, o atacante de 21 anos falou sobre o seu passado e perspetivou o futuro. Sem saber o que lhe reserva, Rony Lopes afirma que não descarta um regresso a Portugal, mas revela que o seu sonho é atuar na Premier League.

Ainda assim, o seu foco, de momento, é única e exclusivamente o Monaco.

Como tem sido este início de época? 

Tem sido um início de época bastante positivo. Fiz os três primeiros jogos a titular e a equipa ganhou, que é o mais importante.

Depois de uma boa época ao serviço do Lille, sentes-te preparado para te afirmares por completo no Monaco?

Sim, estou preparado e estou aqui para isso. Este ano sinto que é a altura de me afirmar neste grande clube. No Lille fiz 29 jogos, mas tive alguns problemas físicos que espero que não se repitam este ano. Estou aqui nesta equipa para me afirmar.

Como é a tua relação com o Leonardo Jardim? Ficaste contente por ele ter ficado no clube?

Temos uma relação normal de treinador-jogador. É um grande treinador que já conquistou grandes coisas, inclusive com o Monaco. Tem feito um excelente trabalho por onde tem passado e claro que fiquei contente por ele ter ficado, porque assim poderei aprender muito com ele.

Nos últimos dias foste associado ao Torino… Existe hipótese de saíres ou estás seguro no Monaco?

Em relação ao Torino posso dizer que é mentira. Ninguém do clube falou comigo e não houve uma abordagem sequer… De resto, os meus planos são ficar aqui no Monaco. O mercado ainda não fechou mas eu estou bem aqui.

No ano passado, o Monaco fez um percurso excecional não só no campeonato, como também na Liga dos Campeões. Onde é que achas que o clube pode chegar este ano?

É difícil dizer onde pode chegar o Monaco. É uma equipa com excelentes jogadores, mas o mercado ainda não acabou e não se sabe o que vai acontecer. Mas de certeza que os jogadores que ficarem aqui terão grande qualidade para fazer uma grande temporada. Metas não temos estabelecido nenhumas, embora queiramos manter o nível.

Qual é a tua opinião sobre o campeonato francês? Achas que o PSG é a equipa mais forte devido à chegada de Neymar?

Sem dúvida… Com a chegada do Neymar, o PSG ficou ainda mais forte. Mas, na minha opinião, o campeonato francês está muito melhor. Equipas como o Lyon, Marselha ou o Nice estão muito bem e fazem deste campeonato bastante equilibrado. Até as equipas que subiram da segunda divisão vêm muito bem. Por exemplo, o Troyes foi na semana passada a casa do Nice e ganhou por 2-1.

Mas achas que, apesar de o Monaco ser o campeão em título, o PSG é o grande favorito à vitória este ano?

Claro. Todos os anos o PSG é o candidato ao título pelo dinheiro, pelas compras que faz. Agora, isso muitas vezes não adianta, e a época passada, em que o Monaco foi campeão, é o exemplo disso. E eles podem ter-se reforçado muito bem este ano e o dinheiro ser muito, mas nunca se sabe o que pode acontecer. O que realmente importa é o que se passa dentro de campo.

Fizeste parte da tua formação no Benfica, onde chegaste a ser campeão nacional de juniores. Voltar à Luz está nos teus planos?

Sinceramente, um dia seria bom regressar. O Benfica é um clube que me ajudou muito na minha formação. É um excelente clube e gostaria de voltar lá. Nunca se sabe se isso será possível, mas respondendo diretamente à pergunta: Sim, gostaria de voltar.

Pegando no exemplo e no percurso de Bruno Fernandes, achas que podes fazer um caminho semelhante?

Pode acontecer, é sempre uma possibilidade. Ele está a fazer um excelente trabalho, fruto da formação e aprendizagem que teve fora de Portugal. Claro que pode surgir essa possibilidade para mim, mas vamos ver o que acontece.

Neste sentido, uma vez que já estiveste no Benfica, descartarias jogar num outro grande, como Sporting ou FC Porto?

Não descartava essa possibilidade. Sou um jogador profissional acima de tudo. Agradeço o carinho e tudo o que o Benfica fez por mim, mas sendo profissional não descartaria a possibilidade de jogar noutros clubes, nunca esquecendo o carinho que tenho pelo Benfica. É o clube do meu coração, estive cinco anos lá. É sempre muito especial.

Saíste muito cedo do Benfica para Inglaterra, em concreto para o Manchester City. Esperavas mais da tua passagem pelo clube?

Foi uma das melhores coisas da minha vida em termos profissionais. Aprendi muito em Inglaterra e tive pessoas que me ajudaram muito. É claro que gostaria muito de ter jogado mais na equipa principal do City, mas foi muito bom o tempo que lá estive. Só tenho a agradecer e gostaria muito de regressar. A Premier League é a minha liga de eleição.

Tens sido sempre internacional por Portugal nas camadas jovens. Achas que este ano podes dar o salto para os AA? Ou ainda consideras ser chamado para a seleção do Brasil, uma vez que tens dupla nacionalidade?

Esta é uma pergunta que me fazem várias vezes (risos). Claro que sentir interesse da seleção brasileira é mesmo muito bom e é complicado dizer que não de vez. É o país onde nasci, tenho lá muita família, mas neste momento penso na seleção portuguesa, até porque fiz todo o percurso pela seleção portuguesa. O que ambiciono é ser internacional por Portugal. Acontecendo este ano seria fantástico.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório