Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Em França consideram que o V. Guimarães tem a melhor claque do país

A claque dos White Angels recebeu uma distinção por parte do site Vice Sports.

Em França consideram que o V. Guimarães tem a melhor claque do país
Notícias ao Minuto

21:41 - 25/04/17 por Notícias Ao Minuto

Desporto Claques

Num país de paixões fortes, o site francês Vice Sports decidiu fazer uma reportagem sobre a “melhor claque portuguesa” e não era de Lisboa ou Porto mas sim… de Guimarães.

De acordo com o portal, os White Angels – associados ao Vitória de Guimarães – são considerados a melhor claque a nível nacional. Quando questionado pelo site gaulês, Marco Talina, vice-presidente dos ultras, explicou a razão por detrás do grande apoio que o emblema vimarense tem vindo a receber ao longo dos anos.

"Guimarães tem uma história. Esta é a primeira capital do país. Tudo isto deu origem a um regionalismo secular que tem sido passado de geração em geração, de pai para filho. Costumamos dizer que somos vimaranenses primeiro e depois portugueses", afirmou.

"Ser adepto do Vitória é tão natural quanto o amor que sentimos pela história da cidade. Esta exceção não se repete em outras partes do país", revelou.

Em última instância, Marco Talina confessou que em Portugal não existe afeto pela equipa regional… apenas quando enfrenta uma onda de vitórias.

"Os portugueses são apegados à sua terra, à sua cidade natal, mas quando se trata de futebol, essa dependência desaparece. No futebol, não existe uma cultura de pertença, apenas a das vitórias. Há também outros fatores sociais e económicos que ajudam a explicar esta falta de cultura local, mas, essencialmente, o português gosta de estar no lado vencedor", disparou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório