A transferência de Neymar para o Barcelona, além de estar envolta em polémica, está também nas malhas da justiça.
Neste contexto, o empresário Delcir Sonda, um dos proprietários da empresa que detinha grande parte dos direitos económicos do futebolista, lançou duras acusações ao pai de Neymar.
"[A primeira proposta] Era do Real Madrid e Neymar disse que sim. Até fez os exames médicos na clínica de um amigo meu. O Real Madrid estava disposto a pagar os 65 milhões de euros da cláusula e a incluir mais dez", começou por referir o empresário, em declarações ao jornal AS.
"Para ser sincero, Rosell [presidente do Barça na altura] subornou o pai de Neymar. Todos eles foram acusados por delito de corrupção. Primeiro, começaram por adiantar 10 milhões de euros, que a princípio disseram ser um empréstimo. Na justiça, tiveram que reconhecer que se tratava de um clube de futebol e não do Banco Santander. Não há nada de empréstimo”, explicou ainda, partindo depois para as acusações pessoais.
"A transferência partiu-me o coração. Como é que ele pôde fazer aquilo? Só se consegue explicar pela influência do pai. Desde o princípio que o pai se mostrou uma má influência. O pai de Neymar é um vagabundo. Um vigarista que, graças ao filho, ficou rico da noite para o dia. Desde o princípio que ele se aproveitou de Neymar", concluiu o Delcir Sonda.