Este ano, Bast Dost está com a veia goleadora em alta, sendo que neste momento é o terceiro maior goleador da Europa. Com os interessantes números do internacional holandês, o Desporto ao Minuto decidiu enumerar os jogadores que venceram a Bota de Ouro ao serviço de equipas portuguesas.
Mário Jardel, Sporting/FC Porto
A última vez, que um jogador da Liga portuguesa foi galardoado como melhor artilheiro da Europa é preciso recuar até 2002, ano em que Mário Jardel conquistou a Bota de Ouro com o Sporting. O avançado conseguiu marcar 42 golos ao serviço dos leões, tendo sido uma peça fulcral na conquista do título nacional, que foi último ganho pelo emblema de Alvalade.
Contudo, esta não foi a primeira vez que Jardel venceu este prémio individual… o jogador já tinha sido galardoado em 1999 vestindo a camisola do FC Porto, marcando 38 tentos. 'Super Mario', também no Dragão, foi um jogador importante para os azuis e brancos levarem o campeonato nacional para a cidade da invicta.
De referir, que o atacante brasileiro conseguiu um feito inédito ao conquistar tantas Botas de Ouros como Eusébio. Um feito que, até hoje, poucos jogadores a atuarem na Europa conseguiram.
Fernando Gomes, FC Porto
Um dos jogadores mais emblemáticas do FC Porto, deixou uma enorme marca nos dragões ao ter vencido por duas vezes a Bota de Ouro ao serviço do emblema azul e branco.
A primeira vez que levou o ‘douradinho’ para casa corria o ano de 1983, altura em que o português retornou ao FC Porto, depois de ter estado dois anos ao serviço do Sporting Gijón. O atacante marcou 39 golos na Liga portuguesa, sendo até hoje um dos melhores goleadores portugueses da história, estando apenas atrás de Eusébio.
Dois anos depois, Fernando Gomes voltou a vencer a Bota de Ouro, ao marcar 36 tentos ao serviços dos dragões. Numa época de ‘sonho’ para o emblema azul e branco: Venceu o campeonato nacional e viu um dos seus jogadores ganhar, pela segunda vez, um título individual de prestígio.
O ano de 1985 ficou na memória, isto porque esta foi a última vez que a I Liga viu um jogador português conquistar este prémio.
Héctor Yazalde, Sporting
Héctor Yazalde é um nome que quase todos os Sporting relembram com saudade. Foi o primeiro artilheiro leonino a vencer a tão prestigiada Bota de Ouro, em 1974.
O argentino aglomerou 40 golos na I Liga, tendo sido um jogador muito importante para os verde e brancos levarem o campeonato para Alvalade nesse ano (título que lhes fugia desde 1970).
De recordar que Yazalde, na temporada seguinte, voltou a ser o melhor artilheiro do campeonato português, com 30 golos, o que lhe valeu a conquista da Bota de Prata, ou seja foi o segundo melhor marcador na Europa.
Eusébio, Benfica
Em último lugar temos Eusébio, um dos jogadores que mais marcaram o futebol português, que juntamente com Fernando Gomes venceu duas Botas de ouro.
O internacional português foi o primeiro jogador de sempre a conquistar este título individual, isto porque no ano em que foi criado (1968), Eusébio marcou 43 golos, ao serviço do Benfica, e arrecadou o prémio.
Em 1973, o avançado voltaria a repetir a ‘graçola’ e conquistava assim a sua segunda Bota de Ouro, ao marcar 40 tentos, usando a camisola das águias.
No total, foram quatro os atletas, da I Liga, que levaram um dos prémios individuais mais importantes do Mundo para casa. Será que este ano, Bas Dost conseguirá trazer a Bota de Ouro para o Campeonato português?