Powered bySolverde
Disclaimer

A amaldiçoada camisola número 10 que Figo deixou no Santiago Bernabéu

Desde da saída do antigo internacional português do Real Madrid que os merengues não encontram um sucessor à altura de Luís Figo.

figo real madrid

© Getty Images

Notícias Ao Minuto
28/12/2016 09:19 ‧ 28/12/2016 por Notícias Ao Minuto

Desporto

Análise

O Real Madrid é indiscutivelmente um dos maiores clubes do mundo. Por ele passaram grandes jogadores que deixaram um legado extenso e importante. Tão importante que o peso que deixam nos sucessores é tudo menos leve.

Já reparou que, depois de Luís Figo, os merengues não conseguiram encontrar um número 10 que fosse unânime no Santiago Bernabéu? Pois bem, não é caso para menos. Depois de deixar o Barcelona, o antigo internacional português somou 245 partidas e 57 golos ao serviços dos blancos.

Na época 2005/06, Figo deixou o Real Madrid e rumou até aos italianos do Inter. A sua saída custaria bem cara (literalmente) aos responsáveis merengues. Passados quase 11 anos, ainda não houve nenhum jogador que atingisse o brilho de Figo com a camisola número 10 do Real Madrid.

 

Notícias ao Minuto

Robinho

Contratado ao Santos do Brasil, o internacional brasileiro era visto como o herdeiro da camisola usada pelo antigo jogador português. Não desiludiu ao serviço dos merengues, mas a verdade é que as expectativas não foram superadas, uma vez que nunca atingiu o patamar exibicional que protagonizou ao serviço do clube brasileiro. Saiu passadas três temporadas, em claro litígio com o clube merengue.

 

Notícias ao Minuto

 

Wesley Sneijder

O médio holandês chegou a Madird e herdou a camisola 23 de David Beckham. Tal camisola foi talismã numa época muito bem conseguida, onde até foi considerado a melhor unidade do meio campo do Real Madrid.

Mas eis que na temporada seguinte, decide ficar com a camisola número 10, após a saída de Robinho, e herda tudo menos a magia que o craque português deixara no Santiago Bernabéu. Protagonizou uma temporada fraca que culminou com a sua transferência no final da temporada.

 

 Notícias ao Minuto

 

Lass Diarra

Sai Sneijder e fica a camisola número 10 novamente sem dono. Quem acabaria por ficar com ela foi Lass Diara, um jogador competente mas que estava longe de poder suportar tamanho peso, face aos jogadores históricos que usaram tal número. Era um jogador valioso devido à polivalência em campo mas não tinha “estaleca” para comandar as ações ofensivas de uma equipa galática.

 

Notícias ao Minuto 

Mesut Ozil

Com apenas 22 anos chegou ao Real Madrid com o rótulo de uma das mais entusiasmantes promessas do futebol europeu. A primeira temporada ao serviço dos merengues, com o número 23 nas costas, não correu nada mal onde o remate à meia distância era a sua principal arma. Na época seguinte recebeu como presente a camisola 10 e assistiu-se ao mesmo filme. O nível exibicional baixou perante um Santiago Bernabéu tão exigente. Acabaria por ser vendido ao Arsenal.

 

Notícias ao Minuto 

James Rodriguez

Quem o conhece desde da sua chegada ao futebol português sabe que James tem uma qualidade (muito) acima da média. No Mundial de 2014, no Brasil, passeou classe ‘obrigando’ o Real Madrid a pagar 80 milhões de euros pelo seu passe ao AS Monaco.

Apesar de alguma contestação face ao elevado custo, James não acusou a pressão e assinou uma belíssima primeira temporada ao serviço da formação onde alinha Cristiano Ronaldo. 17 golos e 18 assistências são números incontestáveis para alguém que tinha chegado naquela época.

No entanto, a saída de Carlo Ancelotti do comando técnico do Real Madrid está diretamente ligada à quebra de produção de James Rodríguez. A chegada de Rafa Benítez não ajudou, uma vez que toda a equipa estava abaixo do esperado e nem o aparecimento do seu ídolo, Zinedine Zidane, no lugar de treinador blanco trouxe o melhor James de volta ao serviço dos merengues. O meio campo do técnico francês tem três nomes (Kross, Casemiro e Modric) e nenhum é o do internacional colombiano. 

Janeiro, o mês da decisão 

Face à tamanha falta de aproveitamento, e dadas as circunstâncias, James Rodríguez afigura-se como um dos principais protagonistas que irá agitar o mercado de transferências, já em janeiro.

Em suma, e no caso da saída do internacional colombiano ser consumada, o Real Madrid partirá novamente para o mercado à procura de um maestro. Mais uma parte de um filme com o final anunciado ou será o início de uma nova era?

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Robert Plant, vocalista dos Led Zeppelin, reage à morte de Diogo Jota

Diogo Jota ,Led Zeppelin

Robert Plant, vocalista dos Led Zeppelin, reage à morte de Diogo Jota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Jean Todt pede "mais ações para prevenir tragédias" como a de Diogo Jota

Diogo Jota

Jean Todt pede "mais ações para prevenir tragédias" como a de Diogo Jota

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas