Chelsea supera Palmeiras de Abel Ferreira e garante lugar nas 'meias'

O Chelsea manteve na sexta-feira em aberto a possibilidade de uma final 100% europeia no renovado Mundial de clubes de futebol, ao bater os brasileiros do Palmeiras, de Abel Ferreira, por 2-1, e qualificar-se para as meias-finais.

PHILADELPHIA, PENNSYLVANIA - JULY 4: Malo Gusto of Chelsea FC (F) celebrates with Cole Palmer of Chelsea FC (B) the team's second goal given as an own goal by Agustín Giay of SE Palmeiras (not pictured) during the FIFA Club World Cup 2025 quarter final ma

© Getty Images

Lusa
05/07/2025 06:39 ‧ 05/07/2025 por Lusa

Desporto

Mundial de Clubes

Na reedição da final de 2021, no anterior formato, com sete equipas e não as 32 da edição 2025, os londrinos repetiram o resultado, para vencerem o seu único título mundial, sendo que, desta vez, não precisaram de prolongamento.

 

Um golo de Cole Palmer, o seu primeiro na prova, aos 16 minutos, e um autogolo, assim considerado, do guarda-redes Weverson, aos 83, valeram o triunfo aos 'blues', enquanto o 'miúdo' Estêvão, eleito o melhor em campo, faturou para o 'verdão', aos 53, precisamente antes de rumar ao clube londrino.

Os comandados do italiano Enzo Maresca dominaram a primeira parte e 'viraram' na frente, mas o Palmeiras melhorou após o intervalo e, não fosse o lance infeliz no segundo golo, poderia ter conseguido, pelo menos, chegar ao prolongamento.

O Chelsea aproveitou, porém, esse momento de felicidade e vai defrontar na terça-feira os também brasileiros do Fluminense, vice-campeões na última edição no anterior formato (0-4 com o Manchester City) na primeira meia-final da prova.

Para esse embate com os brasileiros, que venceram o Al-Hilal por 2-1, o Chelsea não terá Delap e Colwill, devido aos amarelos vistos hoje.

Antes do apito inicial, o Lincoln Financial Field, em Filadélfia, cumpriu um minuto de silêncio em memória de Diogo Jota e do irmão André Silva, com o português Pedro Neto a segurar na mão uma camisola com o nome dois malogrados futebolistas.

Depois desse momento de emoção, a formação londrina entrou muito melhor, dominadora e, depois de uma primeira ameaça, aos quatro minutos, Cole Palmer marcou aos 16, ao receber um passe de Chalobah, enquadrar-se e colocar a bola junto ao poste direito.

Cedo em vantagem, o 'onze' de Enzo Maresca acentuou o domínio, esteve quase sempre no ataque, fez muitos remates, mas só criou grande perigo aos 34 minutos, num remate que saiu muito mal a Nkunko, depois de um grande passe de Palmer.

A segunda parte começou muito diferente, com o Palmeiras a aparecer mais ofensivo e a igualar o jogo aos 53 minutos, num remate de ângulo impossível de Estêvão, que já perto da linha do fundo, sobre a direita, fez a bola embater na barra e entrar.

Com o empate, o jogo equilibrou, com o Chelsea sempre mais ofensivo, mas agora, ao contrário da primeira parte, com o Palmeiras a responder, como num remate de Allan (64 minutos).

O estreante João Pedro (66 minutos) e Palmer (79), num livre direto, ameaçaram para os 'blues', que, num lance muito feliz, voltaram ao comando, aos 83, com Malo Gusto a centrar da esquerda e um desvio a trair Weverson, ao qual foi atribuído o golo.

A equipa brasileira ainda tentar voltar a empatar, mas o melhor que conseguiu foi um remate de Paulinho ao lado, aos 85 minutos, enquanto Weverton ainda desviou para o poste um remate de Madueke, aos 90+3, e defendeu um remate de João Pedro, aos 90+4.

Na parte final, Pedro Neto foi substituído, aos 87 minutos, no primeiro jogo, à quarta presença, em que não marcou, enquanto o reforço Dário Essugo entrou já nos descontos, aos 90+1.

Leia Também: Entre sorrisos e choros, Fluminense elimina Al Hilal do Mundial de Clubes

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Rede social

Viúva de Jorge Costa quebra silêncio. "O nosso amor nunca terá fim"

Jorge Costa

Viúva de Jorge Costa quebra silêncio. "O nosso amor nunca terá fim"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting26
2Sp. Braga26
3FC Porto26
4Famalicão26
5Moreirense26
6Benfica13
7Casa Pia23
8Gil Vicente23
9Vitória SC23
10Arouca23
11Rio Ave11
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional21
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Futuro de Miguel Oliveira: "As minhas capacidades são maiores do que fiz"

MotoGP

Futuro de Miguel Oliveira: "As minhas capacidades são maiores do que fiz"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas