O tento que permitiu a passagem da equipa do Campeonato de Portugal à quinta eliminatória da competição surgiu aos 28 minutos, num azar de Ricardinho, tendo ainda a equipa da casa desperdiçado uma grande penalidade na segunda parte.
A primeira oportunidade do encontro aconteceu aos 16 minutos, com André Pereira a aproveitar um mau atraso de Arthur para, dentro da grande área, rematar ao lado da baliza de Vozinha.
No minuto seguinte, o Gil Vicente respondeu, com Avto a rematar cruzado já dentro da grande área, para uma defesa apertada de João Silva.
A Sanjoanense chegou à vantagem aos 28 minutos, graças a um cruzamento de Pardal que Elísio desviou de cabeça, com a bola a embater em Ricardinho e a trair o guarda-redes Vozinha.
Já em cima do intervalo, os 'alvinegros' poderiam ter aumentado a vantagem, com um cabeceamento de Rafael que tirou tinta à trave da baliza do Gil Vicente.
Aos 52 minutos, a equipa da casa voltou a criar perigo, desta vez num contra ataque de Gradíssimo, que conduziu a bola desde o meio campo até à entrada da área, para depois rematar por cima da barra.
Nove minutos depois, Vançan fez falta na área sobre Ruben Neves e o árbitro assinalou penálti, mas Rafael desperdiçou a oportunidade de aumentar a vantagem dos 'alvinegros', ao permitir a defesa de Vozinha.
No minuto seguinte, Avto dispõs da melhor oportunidade dos gilistas para igualar a partida, ao aparecer na cara de João Silva, mas para rematar ao lado.
A expulsão do local Vinicius, aos 72 minutos, por acumulação de amarelos, galvanizou a equipa minhota, que começou a crescer no jogo.
Já em tempo de descontos, um livre lateral de Paulinho deu origem a confusão dentro da área da Sanjoanense, que acabou com uma defesa de João Silva a evitar o empate.
Jogo no Estádio Conde Dias Garcia, em São João da Madeira.
AD Sanjoanense - Gil Vicente, 1-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcador:
1-0, Ricardinho, 28 minutos (própria baliza).
Equipas:
- AD Sanjoanense: João Silva, Pardal, Vinicius, Junior, Cauê, Murilo, Gradíssimo (Mika, 60), Rúben Neves, Rafael (Marcos, 72), André Pereira (Fabricio, 90+3) e Elísio.
(Suplentes: Ricardo, Marcos, Mica, Teles, Júlio, Fabricio e Zé Pedro).
Treinador: Flávio das Neves.
- Gil Vicente: Vozinha, Pedro Lemos (Toure, 04), Sandro, Luiz Eduardo, Vançan, Strasser (João Pedro 65), Alphonse, Arthur (Jonathan, 46), Ricardinho, Avto e Paulinho.
(Suplentes: Júlio, Reko, João Pedro, Jonathan, Toure, Brou e Maudo).
Treinador: Álvaro Magalhães.
Árbitro: Iancu Vasilica (Vila Real).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Vinicius (48 e 72), Paulinho (61), Marcos (79) Cauê (90+1) e Toure (90+2). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Vinicius (72).
Assistência: Cerca de 1000 espetadores.