Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

O esquema do ministro russo que acabará com a Rússia banida dos JO?

O COI está a investigar o alegado uso de doping por vários atletas da Rússia, falando-se já num possível impedimento dos russos irem ao Brasil.

Notícias ao Minuto

19:21 - 19/07/16 por Paulo Jorge Rocha

Desporto Doping

O Comité Olímpico Internacional (COI) está a investigar as alegações de que a Rússia sabotou os controlos anti-doping durante os Jogos Olímpicos de Socchi, em 2014.

Segundo dá conta o The New York Times, a Agência Mundial Anti-Doping acusou os oficiais russos de dirigirem um programa para subverter os testes durante o evento ao substituir amostras de urina por outras 'limpas'. Estas teriam sido feitas por um oficial do laboratório e por um elemento dos serviços de segurança.

O COI promete “reiniciar análises, incluindo análises forenses, e fazer inquirir todos os atletas russos que participaram” em Sochi. Esta será conduzida por Denis Oswald, um antigo membro do Comité Olímpico. O organismo ainda garante que “irá impor todas as sanções apropriadas”.

Comitiva de atletas russos poderão ser impedidos de ir ao Brasil

A situação criou um enorme impacto no seio do Comité Olímpico e este está mesmo a tentar impedir que exista uma comitiva russa no Rio de Janeiro, alegando que o ministro dos Desportos, Vitaly Mutko, e os seus oficiais de esconder centenas de testes anti-doping.

O COI já nomeou o juiz do Supremo Tribunal Constitucional francês, Guy Canivert, para analisar “oficiais do Ministério dos Desportos da Rússia e outras pessoas mencionadas no relatório”. Aqueles que virem confirmado o seu envolvimento serão impedidos de viajar para o Rio de Janeiro.

Mutko, que não se encontra suspenso, tem negado todas as más práticas apontadas pela Agência Anti-Doping e espera que os seus funcionários sejam reintegrados após a sua suspensão “temporária”.

Para já, o COI promete “explorar as opções legais” para um eventual banimento total da comitiva russa nos Jogos do Rio de Janeiro.

O ministro dos Desportos já respondeu às acusações, garantindo que dará as boas-vindas ao COI caso este abra um inquérito para investigar as alegações sobre doping em atletas russos.

“Nós partilhamos o apoio às decisões de hoje”, afirmando depois que o problema principal não é o problema de doping russo, mas antes “ataque sem precedentes a todo o movimento olímpico”.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório