No 12.º 'heat' da competição australiana, Tiago Pires conquistou 14,73 pontos (7 e 7,73), que foram insuficientes perante os 18,5 (9,57 e 8,93) amealhados nas primeiras ondas pelo campeão do Mundo em 2007 e 2009.
"Hoje não fiz um 'heat' muito feliz tacticamente falando. A minha escolha de ondas determinou o resultado do 'heat'. Ainda tentei tudo para virar o jogo mas simplesmente não tinha ondas com o potencial para isso. O Mick Fanning surfou muito bem e mereceu passar", escreveu Tiago Pires, na sua página oficial na rede social Facebook.
Tal como o português, também o norte-americano Kelly Slater, 11 vezes campeão do Mundo e actual líder do circuito, e o australiano Joel Parkinson, detentor do título mundial, foram afastados na terceira ronda da prova pelos brasileiros Willian Cardoso e Raoni Monteiro, respectivamente.
Depois de disputadas as quarta e quinta eliminatórias, apenas o sul-africano Jordy Smith se intromete numa luta entre brasileiros (Willian Cardoso, Adriano de Souza e Filipe Toledo) e australianos (Kai Otton, Taj Burrow, Nat Young e Mick Fanning), nos quartos de final.
O período de espera do Rip Curl Pro Bells Beach termina no domingo.