Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Elyane Boal consegue único 'wild card' para Cabo Verde em ginástica

A ginasta cabo-verdiana Elyane Boal recebeu o único convite da modalidade para representar o país nos Jogos Olímpicos Rio2016, informou o presidente da Federação Cabo-verdiana de Ginástica (FCG).

Elyane Boal consegue único 'wild card' para Cabo Verde em ginástica
Notícias ao Minuto

13:14 - 26/04/16 por Lusa

Desporto Rio2016

Numa nota enviada à imprensa, Luiz Roberto Nunes destacou que esta é a primeira vez que uma atleta cabo-verdiana apura-se para os Jogos Olímpicos desde a criação da Federação Cabo-verdiana de Ginástica, em maio do ano passado e que veio substituir a Comissão Nacional da modalidade.

Luiz Nunes destacou o trabalho da atleta ao longo dos últimos anos, bem como do acompanhamento dos familiares, da professora Elena Atmatcheva, entre muitos outros que sempre deram o seu contributo para a modalidade.

Referindo-se ao convite como um "feito único para Cabo Verde", o presidente da FCG prometeu empenhar-se para que a modalidade continue e crescer no país.

Elyane Boal, que hoje completa 18 anos de idade, frequente o curso de Construção Civil numa escola técnica na cidade da Praia.

A ginasta conseguiu o único convite do Comité Olímpico Internacional (COI) por mérito próprio e por ter sido considerada uma das melhores ginastas da atualidade em África.

Em declarações à rádio RCV, a jovem ginasta não escondeu a sua emoção e disse que a notícia do 'wild card' a apanhou desprevenida.

"É um sonho tornado realidade. Não estava à espera", referiu a ginasta, natural da Praia, dizendo que é o melhor presente de aniversário que já recebeu nos seus 18 anos de vida.

Campeã nacional de ginástica rítmica, Elyane Boal garantiu também que vai continuar a trabalhar com mais afinco para fazer uma boa representação do país na maior montra do desporto mundial.

Esta é a terceira vez que uma ginasta cabo-verdiana vai marcar presença nos Jogos Olímpicos, depois da Wânia Monteiro em Pequim2008 e Atenas2004, também através de convite.

Além de Elyane Boal, para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro Cabo Verde já tem apurado mais dois atletas, Maria Andrade (taekwondo) e Davidson Morais (pugilismo).

Nos paraolímpicos apuraram-se o Márcio Fernandes (lançamento do dardo) e Gracelino Barbosa (60 metros barreiras).

Segundo o Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), o país vai ter ainda mais dois atletas, garantindo desde já a maior comitiva de sempre para os Jogos Olímpicos.

A missão olímpica cabo-verdiana deverá partir para o Rio de Janeiro nos finais de julho para a competição que arranca a 05 de agosto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório