Powered bySolverde
Disclaimer

"Marco Silva não podia disputar o título com o Benfica e o FC Porto"

Em entrevista ao Desporto ao Minuto, Tiago Ribeiro, ex-presidente da SAD do Estoril, faz um balanço da sua atuação no emblema 'canarinho', mas não só.

Notícia

© DR GlobalImagens

Carlos Fernandes com Sérgio Abrantes
31/01/2016 11:00 ‧ 31/01/2016 por Carlos Fernandes com Sérgio Abrantes

Desporto

Tiago Ribeiro

Chegado a Portugal em 2010, Tiago Ribeiro fez história na presidência do Estoril, ao levar o clube, primeiro, à I Liga, e, depois, às competições europeias. Em entrevista ao Desporto ao Minuto, o ex-dirigente faz um balanço das conquistas alcançadas, e não esquece o papel de Marco Silva.

Que balanço faz dos cinco anos de presidência do Estoril?

Vivi uma experiência incrível, uma aventura de assumir um clube que estava praticamente prestes a fechar portas. Conseguimos dar a volta, foi um sucesso absoluto, muito acima do esperado. Nunca na sua história o clube tinha tido tanta projeção. Trazer o Estoril para a I Liga, qualificá-lo para a Liga Europa… Foi fantástico em termos desportivos e financeiros. Em três anos de I Liga, o Estoril fez 13 milhões de euros em receitas.

Sente que o clube ficou em boas mãos?

Não me cabe julgar o Estoril pós-Tiago. Torço pela equipa e pelas pessoas com quem trabalhei. Mas é uma outra fase da empresa [Traffic], que enfrenta outros desafios que não eram conhecidos. Espero que isso não atinja o Estoril de forma grave. Fiz a minha parte, cumpri a missão de uma forma positiva e agora espero que nada do que aconteça fora do Estoril prejudique o clube.

A sua saída do Estoril esteve relacionada com as polémicas em torno da Traffic?

Prefiro não comentar. Tenho muito respeito pela empresa. Aconteceram algumas coisas que nada tiveram a ver com o futebol e que podem ter algumas consequências aqui. Foi um ciclo que se encerrou e um novo rumo do projeto, não havia mais condições de continuar. Entendemos que era melhor encerrar a relação por mútuo acordo.

Quando chegou, sentiu alguma desconfiança por parte dos adeptos do Estoril?

Claro, essa desconfiança é natural. Chegou um forasteiro, uma ideia diferente, e houve desconfiança. Pensou-se que a empresa teria uma atitude predatória, de barriga de aluguer. Mas demonstrámos que isso não era verdade. Recuperámos a relação entre SAD e clube, que estava deteriorada e isso foi muito importante. Aos poucos, as pessoas viram que tínhamos um projeto sólido, preocupado com o sucesso do clube e não apenas focado no sucesso financeiro. Aos poucos, esse véu da desconfiança foi caindo e hoje o Estoril é reconhecido como um case study no futebol português, e se calhar mundial.

Marco Silva foi importante nessa caminhada?

O Marco fez parte da nossa história. Havia sintonia entre todos e uma gestão muito bem coordenada. Foi graças a essa forma de gestão desportiva interna que o Estoril teve o sucesso que teve e o Marco alcançou os patamares que alcançou.

Sente que ele fez um bom trabalho no Sporting?

O Marco deu ao Sporting um título que já não conseguia há muitos anos. Fez o possível no campeonato, deixou o Sporting no terceiro lugar, algo que, a meu ver, era tudo o que podia alcançar naquela época. Ele não podia disputar o título com o Benfica e o FC Porto.

Ficou surpreendido pela forma como o Marco Silva saiu do Sporting?

Cabe à administração do clube analisar. Eles tiveram um processo de litígio, depois chegaram a um acordo, por isso são águas passadas. Agora, o que importa é o Marco seguir a sua carreira fantástica e continuar a quebrar recordes na Grécia. O Marco é um treinador de topo e teve a felicidade de estar comigo, tanto na época da subida, como nas duas restantes temporadas na I Liga. Teve todo o apoio que precisava para se tornar num grande treinador.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Aniversário deixa mãe de Yamal "de rastos". João Félix nos convidados

Espanha

Aniversário deixa mãe de Yamal "de rastos". João Félix nos convidados

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

EUA esclarecem que tarifas sobre UE e México não se aplicam a automóveis

Tarifas

EUA esclarecem que tarifas sobre UE e México não se aplicam a automóveis

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas