Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Antigos maritimistas Zeca e Ewerton não esquecem finais da Taça

O médio Zeca e o guarda-redes brasileiro Ewerton estiveram presentes nas duas finais da Taça de Portugal de futebol do Marítimo, que na sexta-feira defronta o Benfica na sua primeira final da Taça da Liga.

Antigos maritimistas Zeca e Ewerton não esquecem finais da Taça
Notícias ao Minuto

09:28 - 27/05/15 por Lusa

Desporto Taça da Liga

O médio Zeca e o guarda-redes brasileiro Ewerton estiveram presentes nas duas finais da Taça de Portugal de futebol do Marítimo, que na sexta-feira defronta o Benfica na sua primeira final da Taça da Liga.

O futebolista madeirense foi titular frente ao Sporting, em 1994/95, tal como Ewerton, e suplente utilizado em 2000/01, face ao FC Porto, em dois desaires 'verde-rubros' por 2-0.

Para Zeca, o jogo frente ao Boavista (vitória por 1-0, com golo de Paulo Sérgio), nas meias-finais da Taça de Portugal, que valeu um lugar na primeira final, "foi inesquecível", mas a presença no Jamor "foi muito especial", recorda.

"São finais e todo o jogador gosta de estar lá. Na primeira vez, na época 1994/95, frente ao Sporting, joguei os 90 minutos. Da segunda vez, com o FC Porto, fui suplente utilizado, porque vinha de uma lesão", recordou à Lusa.

Nem as derrotas fazem com que Zeca recorde as finais com tristeza: "Perdemos os dois jogos, mas, mesmo assim, vivi momentos que jamais esquecerei, será mesmo para recordar para o resto da vida".

"No confronto com o Sporting, aceito que fomos inferiores, mas na segunda final, frente ao FC Porto, o resultado não esteve de acordo com o que se passou no campo. Acho que merecíamos mais", frisou Zeca.

O ex-jogador do conjunto madeirense acredita que sexta-feira poderá ser diferente: "Acredito que o Marítimo pode vencer o Benfica, na sexta-feira, se fizer um bom jogo".

Já Ewerton Machado Joenich, foi um dos mais emblemáticos guarda-redes que passaram pelo Marítimo e, na época 1994/95, foi um dos garantes da equipa que era treinada pelo brasileiro Paulo Autuori.

O guardião, agora radicado no Brasil, não esquece os momentos vividos ao serviço do Marítimo, tendo participado na primeira final em que os insulares perderam por 2-0, com o Sporting, de Figo e Balakov, entre outras figuras.

O brasileiro impediu que o resultado fosse mais volumoso: "Foi muito especial para nós, porque se tratou da primeira final do Marítimo, numa prova de âmbito nacional", recordou à Lusa o brasileiro.

"Apesar de já terem passado 20 anos, recordo bem o jogo com o Sporting e o trabalho que tive entre os postes. Perdemos por 2-0, com dois golos marcados por Iordanov", lembrou o brasileiro, agora com 57 anos.

A finalizar, Ewerton deixou palavras de conforto aos atuais jogadores do Marítimo: "Façam tudo para vencer, porque agora as diferenças entre as equipas já não são as mesmas relativamente à minha altura", finalizou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório