Redação, 19 jan - A seleção de Cabo Verde estreou-se hoje com um empate sem golos frente à anfitriã África do Sul, no jogo inaugural da 29.ª edição da Taça das Nações Africanas de futebol (CAN2013), disputado em Joanesburgo.
A equipa orientada por Lúcio Antunes, que se estreou na mais importante competição de seleções de África, foi a primeira a criar perigo, quando aos 15 minutos, o médio Platini, que alinha no Santa Clara, rematou a rasar o poste esquerdo da baliza defendida por Khune.
À passagem da meia hora, Platini voltou a ameaçar a baliza sul-africana, com novo remate, desta vez às malhas laterais da baliza da África do Sul, que apenas conseguia criar perigo em lances de bola parada.
O primeiro sinal de perigo dos "Bafana Bafana" ocorreu aos 34 minutos, com Phala a rematar pela linha após a marcação de um livre indireto.
Aos 55 minutos, o guarda-redes de Cabo Verde Vozinha "roubou" a bola dos pés Tshabalala, que tinha tudo para rematar à baliza, após passe de Parker.
Com Cabo Verde a criar situações de perigo, o selecionador sul-africano, Gordon Igesund, fez entrar o médio Serero, que alinha nos holandeses do Ajax de Amesterdão, para o lugar de Tshabalala, enquanto Lúcio Antunes trocou Platini por Júlio Tavares.
Aos 73 minutos, Khune evitou o golo dos "Tubarões Azuis", com uma boa defesa junto ao canto inferior direito da baliza, após remate de Héldon, avançado do Marítimo.
Nos últimos 10 minutos de jogo, a África do Sul poderia ter chegado ao golo, com Mphela a rematar perto da barra na sequência de um livre direto (88) e Khumalo a cabecear, também à trave, já em tempo de descontos.
As outras duas seleções do grupo A, Marrocos e Angola, defrontam-se ainda hoje também em Joanesburgo. Na segunda jornada, agendada para 23 de janeiro, em Durban, a África do Sul defronta Angola e Cabo Verde joga com Marrocos.
Jogo no Estádio Soccer City, em Joanesburgo.
África do Sul -- Cabo Verde, 0-0.
Equipas:
- África do Sul: Khune, Ngongca, Sangweni, Khumalo, Matlaba, Tshabalala (Serero, 60), Letsholonyane, Dikgacoi (Chabangu, 46), Phala, Majono (Mphela, 68) e Parker.
Treinador: Gordon Igesund (sul-africano).
- Cabo Verde: Vozinha, Nivaldo, Nando, Fernando Varela, Carlitos, Platini (Julio Tavares, 63), Babanco, Marco Soares, Toni Varela, Ryan Mendes (Roni, 85) e Héldon (David Silva, 76).
Treinador: Lúcio Antunes (cabo-verdiano).
Árbitro: Haimoudi Djamel (Argélia).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Ngcongca (44) e Platini (60).
Assistência: Cerca de 60.000 espetadores.
AO // JP.
Noticias Ao Minuto/Lusa.