Tudo indica que, o antigo ciclista norte-americano, Lance Armstrong, admitiu numa entrevista a Oprah Winfrey, que será transmitida em duas partes (em Portugal, nas madrugadas de sexta-feira e sábado), que recorreu a substâncias dopantes para conquistar as sete edições consecutivas da Volta à França entre 1999 e 2005.
Se por um lado esta confissão pode permitir, “em última instância, o perdão da opinião pública”, considera um advogado norte-americano citado pelo jornal USA Today, por outro pode custar a Armstrong cerca de 150 milhões de euros e uma pena de prisão por perjúrio.
O Diário Económico fez as contas e revela que, o antigo ciclista pode vir a ter que devolver os 6,7 milhões em prémios na Volta à França. Depois, a perda do contrato com a Nike pode custar 38 milhões, a seguradora SCA Promotions pede mais 5,5 milhões, o estado norte-americano quer 30 milhões pelo investimento na US Postal, além de outros tantos contratos com patrocinadores (Trek; Oakley; Honey Stinger; Anheuser-Bush) e despesas com processos judiciais.
A estes valores assustadores, acresce o facto de a fortuna de Lance Armstrong estar avaliada em 'apenas' 100 milhões de euros.