Apesar de ter pela frente uma equipa do segundo escalão inglês, José Mourinho não facilitou e fez alinhar os habituais titulares do Chelsea, trocando apenas Diego Costa, que ficou no banco, por Drogba.
A evidente superioridade dos "blues" foi confirmada aos 23 minutos, quando Eden Hazard, após assistência de Cesc Fàbregas, inaugurou o marcador no iPro Stadium.
A jogar em casa, o Derby County mostrou-se aguerrido, sobretudo depois do segundo golo, assinado por Filipe Luís, aos 56 minutos, colocando dificuldades ao Chelsea.
A tensão no encontro aumentou quando Bryson reduziu para 2-1, aos 71 minutos, e a formação da casa se lançou à procura do empate, um objetivo que esmoreceu quando Buxton agarrou Remy à entrada da área e viu um vermelho direto.
Com 12 minutos para jogar, o Chelsea apostou em colocar um ponto final no encontro dos "quartos", com Schurrle a responder a um grande trabalho de Fàbregas e a fazer o 3-1 (82).
No outro jogo dos quartos de final, o Sheffield, da terceira divisão, surpreendeu o primodivisionário Southampton, com o internacional português José Fonte no "onze", vencendo por 1-0, com golo de McNulty, aos 63 minutos.