Está encontrada a nova equipa sensação da Taça de Portugal. Este domingo ficou marcado pela vitória do Sintrense, que joga no Campeonato de Portugal, diante do Rio Ave, da I Liga, por 3-2, continuando a sua trajetória na prova rainha, depois de já ter eliminado a equipa do Vizela, da II Liga.
O conjunto de Sintra até começou a perder, com um golo dos vilacondenses logo aos 20 minutos, mas conseguiu responder da melhor maneira, com um golo antes do intervalo, cinco minutos antes do apito para o descanso.
Mas o melhor ficou mesmo guardado para a segunda parte, quando aos 57 minutos de jogo a vantagem deu uma cambalhota para a turma de Lisboa, que quatro minutos após esse momento de festa, deu outro motivo para os adeptos da casa irem à loucura, com novo golo e 3-1 no marcador.
O Rio Ave ainda respondeu com um golo aos 81 minutos, mas não conseguiu completar o empate, já que a manobra defensiva do Sintrense foi suficiente para travar o ataque de Vila do Conde.
Com isto, o Sintrense terá uma tarefa ainda mais complicada, com uma deslocação ao Estádio do Dragão para defrontar o poderoso FC Porto na quarta eliminatória da Taça de Portugal, que está praticamente completa com os jogos desta tarde de domingo, faltando apenas o resultado do Belenenses-Estoril Praia para fechar as contas, que se joga a partir das 18h00, no Estádio do Restelo.
Ainda assim, este não foi o único jogo que começou às 15h00 (horário de Portugal Continental), já que aconteceram 15 encontros ao mesmo tempo, com vários escalões do futebol português a estarem em ação, das distritais até à I Liga.
O Vitória SC fez os serviços mínimos para conseguir bater a turma do União de Lamas, em Aveiro, com o resultado final de 1-0, com um golo decisivo marcado à passagem do minuto 50.
Já o Atlético CP carimbou a passagem à próxima fase e já sabe quem irá defrontar na quarta eliminatória. Uma vitória, por 2-0, frente ao Felgueiras, ditou uma receção ao Benfica, que chegou à final da competição na temporada passada, perdendo apenas contra o Sporting.
No que a equipas da I Liga diz respeito, o Casa Pia não teve quaisquer problemas em ultrapassar a equipa do Ançã, com um resultado confortável de 3-0 a ser construído ao longo da partida e cimentado mesmo em cima do apito final.
O Comércio Indústria, do distrito de Setúbal, eliminou a equipa do Vianense, com um triunfo por 3-0 a ser decisivo para chegar à próxima fase. O Caldas venceu, pela margem mínima, o Mirandela, enquanto que o Lusitânia de Lourosa venceu o GD Resende, por 2-0.
Noutros jogos desta ronda da Taça de Portugal, o Lusitano de Évora derrotou o Olivais e Moscavide, conjunto da distrital de Lisboa, por 4-1, sendo que o Mortágua bateu o Portimonense Sport Clube por 2-0, com a maior goleada da tarde a ir para o Tondela, que alcançou um triunfo 'gordo' por 5-1, frente ao Vila Real. Já o Vila Meã venceu o Vila Caiz por 1-0.
O 1.º Dezembro-Benfica Castelo Branco, Amarante-Leixões, Anadia-Marinhense e Silves FC-Louletano tiveram de ir a prolongamento para resolver as contas da quarta eliminatória, com a história do momento a ser mesmo a do último duelo, que viu um dérbi algarvio dar alegrias a um clube da distrital. O Silves FC venceu mesmo o Louletano e carimbou a passagem à próxima ronda com um golo em cima do minuto 120. O Leixões também resolveu a tarefa na meia hora de jogo extra frente ao Amarante, fazendo o 2-1 final à passagem do minuto 111.
No entanto, em Sintra e em Anadia foi necessário o desempate através das grandes penalidades, que levou a que o 1.º Dezembro, que venceu por 5-4 nos castigos máximos, e o Marinhense, que irá jogar agora frente ao Sporting, marcassem presença na próxima fase da prova rainha.
[Notícia atualizada às 18h01]
Leia Também: Surpresa na Taça. Sensação Moreirense perde na visita a Fafe