O Fafe cometeu, este domingo, a proeza de eliminar o Moreirense na terceira eliminatória da Taça de Portugal, com um triunfo caseiro, por 1-0.
No Parque Municipal dos Desportos de Fafe, a intensa chuva não abrandou a romaria dos adeptos locais ao recinto.
Num ambiente de enorme festa, o conjunto da Liga 3 sempre acreditou que era possível surpreender uma das equipas sensação da I Liga.
Entre as várias paragens que marcaram a primeira parte, a equipa de Moreira de Cónegos controlou quase sempre a bola, mas errou várias vezes no passe e só ameaçou a baliza à guarda de João Gonçalo por uma ocasião, num remate de Benny por cima, aos 33 minutos.
Organizada a defender e 'batalhadora' nas disputas de bola, a formação 'auri-negra' também foi ineficaz quando chegou à área contrária, com Théo Fonseca a mostrar-se incapaz de desviar a bola para o fundo das redes, aos 20 minutos, e Carlos Daniel a atirar ao lado, de fora da área, aos 40'.
A segunda metade do encontro começou na mesma toada da primeira, mas o Fafe 'afinou' a circulação de bola à medida que o cronómetro avançava, voltou a testar a atenção de André Ferreira num remate de Ká Semedo, aos 64 minutos, e apontou o golo decisivo três minutos depois.
O golo solitário da partida apareceu aos 67'. Na sequência de um livre direto, João Batista contou com um ligeiro desvio em Marcelo trair o guarda-redes André Ferreira, que não conseguiu travar a tempo o seu movimento.
A equipa treinada por Mário Ferreira soube gerir, longe da baliza, vantagem, à exceção do remate perigoso de Rodrigo Alonso, nos instantes finais.
Com esta vitória, o Fafe, quinto classificado da Série A da Liga 3, tem encontro marcado com nova equipa da I Liga, desta feita o Arouca, liderado por Vasco Seabra.
Por sua vez, o Moreirense, quinto classificado da I Liga, deitou por terra um dos objetivos da temporada, que passava por ir longe na prova rainha da prova nacional. Na época passada, os cónegos ficaram pelos oitavos de final, tendo sido eliminados pelo Gil Vicente.
O Moreirense é a quarta equipa da I Liga a cair na terceira ronda da Taça de Portugal, depois das eliminações, no sábado, de Estrela da Amadora, Alverca e Gil Vicente.
No regresso ao campeonato, o Moreirense tem, no dia 27, um duro teste para dar uma resposta, com a receção ao FC Porto, atual primeiro classificado do campeonato. A última vitória dos cónegos para o campeonato diante dos dragões remonta a 21 de maio de 2017, por 3-1.
Leia Também: EM DIRETO: 'Loucura' na Taça de Portugal. Siga 16 jogos de uma assentada
Leia Também: EM DIRETO: João Palhinha já faz das suas no Tottenham-Aston Villa