O Comité de Arbitragem da UEFA divulgou, este domingo, a lista de equipas de arbitragem nomeadas para parte dos duelos da terceira jornada da fase de liga única da Liga dos Campeões, com destaque para a escolha de Szymon Marciniak para o encontro entre Newcastle e Benfica, agendado para esta terça-feira, em Inglaterra.
O árbitro polaco, de 44 anos, contará com a ajuda dos assistentes Tomasz Listkiewicz e Adam Kupsik, bem como Pawel Raczkowski no papel de quarto árbitro. Já no que ao videoárbitro diz respeito, Tomasz Kwiatkowski (VAR) surge como o quinto árbitro polaco da equipa de arbitragem, à qual se junta o espanhol Cesar Soto Grado.
De referir que o Benfica chega à terceira ronda da presente edição da prova milionária ainda sem pontos, fruto de duas derrotas (primeiro diante do Qarabag, por 2-3, seguindo-se a queda aos pés do Chelsea, por 1-0), ao passo que o Newcastle soma três pontos - alcançados na goleada diante do Union St. Gilloise (0-4) já depois da entrada a perder, frente ao Barcelona (1-2).
Árbitro não traz grandes memórias às águias
Com o árbitro natural da Polónia no comando, o Benfica só ganhou um de quatro jogos, com a particularidade de tal ter acontecido logo no primeiro, em fevereiro de 2014. Na altura, as águias derrotaram o PAOK por 3-0, no Estádio da Luz, confirmando o acesso aos 'oitavos' da Liga Europa - prova onde viriam a perder de forma dramática na final, frente ao Sevilla, nas grandes penalidades (4-2), após empate (0-0).
De lá para cá, o clube da Luz empatou um jogo e perdeu dois. A igualdade surgiu na deslocação ao reduto do AS Monaco, em outubro de 2014, reduzindo as hipóteses de qualificação para os 'oitavos' da Liga dos Campeões (algo que não viria a acontecer), numa partida em que Lisandro López foi expulso a um quarto de hora do minuto 90.
Só depois vieram os dois desaires... aos pés do Bayern Munique. Em abril de 2016, o Benfica - orientado por Rui Vitória - não foi além de uma derrota (1-0) no Allianz Arena, na primeira mão dos 'quartos' da Liga dos Campeões, antecedendo um frenético empate (2-2) na Luz a impedir o acesso às 'meias'. Já em novembro de 2021, o conjunto assumido (novamente) por Jorge Jesus, não evitou uma pesada goleada (5-2) na fase de grupos da Champions.
Leia Também: Surreal. Árbitro foi atingido por adepto e tomou esta (drástica) decisão