Procurar

Governo inglês vai "fazer tudo" para que haja israelitas no Villa Park

O Governo britânico anunciou hoje estar a "fazer tudo" para que o jogo de 06 de novembro entre Aston Villa e Maccabi Telavive, da Liga Europa de futebol, se dispute na presença de "todos os adeptos".

Governo inglês vai "fazer tudo" para que haja israelitas no Villa Park

© Getty Images

Lusa
17/10/2025 22:09 ‧ há 1 dia por Lusa

Desporto

Liga Europa

A posição segue-se ao anúncio feito na quinta-feira pelo Aston Villa de que, por razões de segurança, não são autorizados adeptos israelitas no Villa Park, em Birmingham.

 

"O governo trabalha com as forças da ordem e outros parceiros para fazer tudo o que está no nosso campo para garantir que o jogo possa decorrer em segurança, com todos os adeptos presentes", disse um porta-voz do Governo, em comunicado.

"Estamos a estudar que meios e que apoio suplementares são necessários", acrescenta a nota.

No início da próxima semana, espera-se uma reunião das autoridades locais sobre o assunto.

O Aston Villa anunciou na quinta-feira que os adeptos do clube de Telavive não poderiam assistir ao jogo, sustentando-se em opinião da polícia de Birmingham.

A decisão suscitou uma onda de críticas, com o Primeiro-ministro, Keir Starmer, a considera-la "má".

"Não vamos tolerar o antissemitismo nas nossas ruas", escreveu Stamer na rede X.

Em Israel, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Gideon Saar, classificou a opção de "vergonhosa" e apela para a reversão da interdição. Quanto ao diretor geral do Maccabi, Jack Angelides, exprime "consternação".

A polícia de Birmingham classificou o jogo de 'alto risco', com base em "informações recentes e incidentes precedentes", entre os quais os registados em 2024 em Amesterdão na receção do Ajax ao Maccabi Telavive.

O grupo de adeptos Maccabi Fanatics é conhecido pelo seu posicionamento de extrema direira e cânticos contra jogadores árabes no campeonato israelita.

Na Europa, têm-se sucedido manifestações pró-palestinianas à margem de jogos em que participam clubes ou a seleção de Israel, muitas vezes com confrontos com a polícia.

Leia Também: Bronca na Liga Europa. Aston Villa-Maccabi vira questão de Estado

Leia Também: Aston Villa recebe Maccabi Telavive sem adeptos israelitas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si