O Benfica teve de sofrer a bom sofrer para garantir, esta sexta-feira, o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal. No arranque da terceira ronda da prova rainha do futebol português, as águias venceram por 0-2 em casa do Desportivo de Chaves.
Um grande golo marcado por Vangelis Pavlidis no início da partida, a que se seguiu um outro já perto do fim, não apagaram o que foi uma prestação sofrível dos encarnados na ida até Trás-os-Montes. A formação orientada por Filipe Martins, que sofreu a primeira derrota da temporada, fez pela vida e dispôs de inúmeras ocasiões para até se colocar a vencer diante dos lisboetas.
Depois de se colocar a vencer, o Benfica pouco fez para ampliar essa vantagem, acabando mesmo por chegar ao tento da tranquilidade perto do fim. Seguir-se-á o Atlético CP ou o Felgueiras como próximo adversário da turma lisboeta na próxima fase da Taça de Portugal.
Filme do jogo:
Na antevisão a esta partida, José Mourinho tinha dito que ia fazer poucas alterações no onze inicial, e a promessa foi cumprida. Em comparação com o empate sem golos no Estádio do Dragão diante do FC Porto, o técnico setubalense mudou três peças. Saíram o guarda-redes Trubin, Nicolás Otamendi e Richard Ríos para as entradas de Samuel Soares, Tomás Araújo e João Rego.
O encontro até começou melhor para o Benfica. Aos oito minutos, os encarnados abriram as hostes no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira. Num lance muito bem construído, Pavlidis aproveitou uma falha de comunicação na defensiva flaviense e atirou um remate muito potente e colocadíssimo para o fundo das redes de Gudzulic.
A partir daí, o que se seguiu foi um Desportivo de Chaves a colocar o rival em sentido e com várias ocasiões de perigo. Na baliza, Samuel Soares foi tendo mais trabalho do que o que estava à espera e até protagonizou algumas saídas infelizes da baliza. Aos 12 minutos, e após uma bola cruzada para a área, Samuel Soares a não conseguir agarrar o esférico e o Chaves quase aproveitava.
O Benfica respondeu com dois enormes falhanços. Primeiro, aos 19 minutos, Vangelis Pavlidis estava em ótima zona para fazer golo mas a bola saiu muito por cima. Logo depois, Dodi Lukebakio isolou-se na cara de Gudzulic e permitiu a defesa ao guardião flaviense.
Em cima da meia-hora, um novo erro de Samuel Soares podia ter dado em empate. Depois de um pontapé de canto, o guarda-redes não agarrou a bola e o esférico ainda toca na cabeça do guardião dos encarnados. Paulo Victor também tentou a sua sorte em duas ocasiões, mas o brasileiro do Chaves não teve a pontaria necessária para marcar.
A turma visitante ia sofrendo e o melhor que conseguiu na reta final da primeira parte foi um remate de média distância de Lukebakio. O internacional pela Bélgica atirou cruzado para o primeiro poste, mas Gudzulic respondeu com uma defesa apertada. De seguida, Paulo Victor atirou desde a entrada da área, mas o remate saiu pela linha de fundo.
Mais Chaves na segunda parte, Gudzulic a brilhar na baliza
A segunda parte começou como tinha terminado a primeira. O Desportivo de Chaves ia fazendo pela vida e o Benfica tentava desatar a teia defensiva flaviense. Depois de Enzo Barrenechea ter obrigado Gudzulic a uma grande defesa na sequência de um remate de fora da área, Milovanovic atirou à entrada da área com o pé esquerdo para um corte de Dahl. Na recarga surge um cruzamento, com Samuel Soares a afastar. Pelo meio, pediu-se um penálti por falta sobre António Silva, mas o árbitro David Silva mandou seguir.
O Benfica pressionava e Pavlidis esteve perto de bisar aos 62 minutos. O grego rematou de ângulo apertado e obrigou o jovem sérvio Gudzulic a aplicar-se com uma defesa a dois tempos. Logo de seguida, Lukebakio desperdiçou um passe açucarado de Schjelderup. Aos 76 minutos, Enzo Barrenechea apareceu a cabecear ao primeiro poste e Gudzulic, com uma enorme defesa, desviou para canto.
O tento da tranquilidade acabaria mesmo por surgir à passagem do minuto 79. Pavlidis tirou as medidas à baliza e, de fora da área, rematou rasteiro para o bis partida. Um golo que acabou por ditar o que seria o que restaria da partida. O ritmo da partida baixou e Mourinho tirou alguns minutos para colocar em campo os jovens João Veloso e Ivan Lima, este último a estrear-se pela equipa principal.
Segue-se agora na quarta eliminatória o vencedor do encontro entre o Atlético CP, da Liga 3, e o Felgueiras, da II Liga, cuja partida se realiza no domingo às 15h00.
Momento do jogo: O grande golo de Pavlidis à entrada dos dez minutos finais colocou um ponto final na história da partida, encaminhando a vitória encarnada.
Leia Também: EM DIRETO: Chaves recebe Benfica na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal