Procurar

Benfica vence na Madeira e pressiona Sporting na liderança do campeonato

Num jogo que marcou o início da oitava jornada do campeonato nacional de andebol, com uma vitória do Benfica ante o Marítimo, na ilha do Funchal, na Madeira, a colocar pressão ao Sporting no topo da tabela classificativa.

Benfica vence na Madeira e pressiona Sporting na liderança do campeonato

© SL Benfica Modalidades

Davide Rodrigues Araújo
17/10/2025 19:45 ‧ há 12 horas por Davide Rodrigues Araújo

Desporto

Andebol

A equipa de andebol do Benfica foi esta sexta-feira até à ilha do Funchal, no arquipélago da Madeira, para vencer a turma do Marítimo, por um resultado de 30-38, numa partida a contar para a oitava jornada do campeonato nacional da modalidade.

 

O conjunto das águias nunca esteve numa posição em que estivesse em desvantagem no marcador, chegando ao intervalo com um resultado favorável em quatro pontos, com o placar a mostrar 14-18 no final dos primeiros 30 minutos do duelo.

Na segunda metade, a tentativa da equipa da casa de encurtar distâncias acabou por ser ter o efeito contrário para a turma comandada por Paulo Fidalgo, que abdicou do guarda-redes sempre que atacava para ter mais um homem na manobra ofensiva, mas a boa capacidade defensiva do clube da Luz resultou numa vantagem ainda mais avolumada, com o parcial a ser de 16-20.

O resultado final define claramente que será uma luta a três pelo campeonato nacional da modalidade, uma vez que o Marítimo era a equipa mais próxima dos três 'grandes', com cinco vitórias, estando agora a dois triunfos do Benfica, que tem agora sete nesta temporada a nível nacional.

Com esta vitória, os encarnados acabaram por igualar o Sporting na liderança, ainda que tenham mais um jogo que os leões, que estão 'obrigados' a vencer o Póvoa AC, no jogo que encerrará a oitava ronda da prova, já este domingo. Por sua vez, o FC Porto, que também está envolvido na luta pelo lugar cimeiro, vai até à cidade de Guimarães defrontar o Vitória SC na tarde deste sábado.

Semana foi marcada por derrota na estreia europeia

A noite da passada terça-feira foi de estreia para Benfica e FC Porto na Liga Europeia de andebol, com ambas as equipas portuguesas a terem sortes distintas na estreia da competição.

O Benfica não conseguiu chegar à vitória e foi derrotado pelo conjunto alemão do Melsungen, por 28-26, num jogo de muito equilíbrio em solo germânico. Essa igualdade foi visível em quase toda a partida, onde os detalhes acabaram por ser decisivos, já que os encarnados foram para o intervalo a perder por 14-12 e empataram a segunda metade a 14 golos.

O melhor marcador da partida até foi um jogador das águias, com Mikita Vailupau a converter seis dos oito remates em golo, enquanto que os alemães tiveram três atletas com quatro golos marcados.

Já o FC Porto foi até à Islândia para vencer e convencer frente à equipa do Fram. O resultado final foi expressivo, com um 26-38 a revelar o domínio avassaldor dos azuis e brancos, que nunca estiveram em desvantagem, começando a construir uma vantagem sólida logo desde o início do encontro.

O homem decisivo deste jogo europeu acabou por ser Antonio Martínez Llamazares, que fez sete golos na partida, mas não foi o único, já que do lado dos islandeses, também Ívar Logi Styrmisson fez sete golos, com 13 remates efetuados.

Leia Também: Sporting quebra 'enguiço' e vence na Champions com golo no último segundo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si