O Manchester United vai visitar o Liverpool na tarde de domingo, naquele que será o jogo que maior atenção irá captar em Inglaterra neste fim de semana. A missão de Ruben Amorim é tudo menos fácil, mas há quem acredite numa surpresa em Anfield, até porque os atuais campeões já somaram alguns desaires nesta nova temporada. No entanto, e para tal, Amorim é aconselhado a mudar algumas coisas, entre as quais... o sistema tático.
"Às vezes o melhor é continuar com aquilo que funciona. Não se muda uma fórmula vencedora e tudo mais, mas uma vitória nada convincente contra o Sunderland em Old Trafford não pode significar que Amorim possa ir até Anfield de peito aberto e cabeça erguida", pode ler-se na coluna de opinião assinada por Jeremy Cross no jornal Mirror, prosseguindo.
"Vencer uma equipa que estava fora do primeiro escalão há várias épocas não é motivo de orgulho. O desafio de enfrentar o Liverpool num dos estádios mais intimidantes do mundo é completamente diferente. Matheus Cunha disse que jogará em qualquer posição que Amorim lhe pedir, mas ele deveria dizer a Amorim para o colocar na sua melhor posição", defendeu o jornalista inglês, deixado mais 'dicas' ao treinador português.
"Vencer em Anfield seria um ótimo início e Amorim tem de fazer aquilo que outros treinadores já fizeram recentemente, explorando as fragilidades defensivas do Liverpool. Mostrar algum respeito pelos atuais campeões, mas não muito. Amorim deve rasgar com a tradição e abandonar o 3x4x3 e adotar um 4x2x3x1. Precisa de proteger a linha defensiva, com Ugarte e Casemiro, fazendo uma espécie de escudo para os jogadores ofensivos brilharem", explicou, antes de rematar.
"O United tem um trio de ataque comparável aos melhores do mundo. Mas que valor tem isso se não for devidamente explorado? Amorim insiste que nem mesmo o Papa pode convencê-lo a mudar a abordagem e a tática que continuam a falhar. É irónico, porque ele pode depender de alguma intervenção divina se não fizer isso neste fim de semana em Anfield. E esse nunca é um bom lugar para um treinador estar", concluiu Jeremy Cross.
O que diz a história?
Ruben Amorim já enfrentou inúmeros desafios desde que chegou ao Manchester United, há quase um ano, mas vencer em Anfield deverá ser um dos maiores. Afinal, os red devils já não vencem na casa do Liverpool desde... 2016. Falamos, por isso, de um período de tempo de nove anos sem conhecer o doce sabor da vitória.
O treinador português de 40 anos ganhou um 'balão de oxigénio' antes da pausa internacional para os compromissos das seleções, por conta da vitória caseira do United diante do Sunderland (2-0).
Ruben Amorim não deixa, ainda assim, de ser alvo de alguma contestação, com grande parte das críticas a incidirem sobre o seu sistema tático, do qual recusa abdica conforme já fez saber por diversas ocasiões.
Por esta altura, e com sete jornadas disputadas, o Manchester United encontra-se no 10.º lugar com 10 pontos conquistados.
Em termos globais desta nova época, são três vitórias, dois empates e três derrotas em oito jogos disputados, com a eliminação na Taça da Liga inglesa a ficar na memória dos adeptos pelos piores motivos.
Leia Também: Manchester United usa 'agente infiltrado' para cumprir desejo de Amorim