O Manchester United investiu qualquer coisa como 250 milhões de euros, no passado mercado de transferências de verão, nas aquisições de Benjamin Sesko (ao Leipzig), Bryan Mbeumo (ao Brentford), Matheus Cunha (ao Wolverhampton), Senne Lammens (ao Antuérpia) e Diego León (ao Cerro Porteño), mas Ruben Amorim não se dá por satisfeito.
O treinador português sente que o meio-campo continua carente de opções, particularmente, tendo em conta que Casemiro, antigo jogador do FC Porto, está em final de contrato e deverá mesmo sair, e Kobbie Mainoo continua sem conseguir 'pegar de estaca', pese embora todo o potencial que lhe é reconhecido, situação que já o levou a fazer recuar no terreno o ex-Sporting Bruno Fernandes.
Carlos Baleba é o nome que mais agrada ao timoneiro dos red devils, neste momento, e, de acordo com a edição desta sexta-feira do jornal britânico The Sun, já terá mesmo motivado o arranque de uma 'operação de charme' que teve como 'agente infiltrado'... o seu compatriota, Bryan Mbeumo.
O avançado terá aproveitado a mais recente pausa para compromissos internacionais para procurar 'seduzir' o médio a mudar-se para Old Trafford, durante um estágio no qual os Camarões registaram um triunfo (sobre as Maurícias, por 0-2) e um empate (com Angola, sem golos), que lhes valeu um segundo lugar no Grupo D e consequente apuramento para os playoffs africanos de acesso ao Campeonato do Mundo de 2026.
A publicação cita fontes próximas do balneário camaronês, que dá conta da boa relação entre ambos, ao ponto de Carlos Baleba olhar para Bryan Mbeumo como um "irmão mais velho", assim como de conversas nas quais o segundo fez saber ao primeiro os benefícios que uma mudança desta magnitude lhe poderia trazer.
Brighton 'assusta'... e Hjulmand está na lista
O Manchester United já tentou 'resgatar' Carlos Baleba, na última janela de transferências, mas sem sucesso, sobretudo, devido ao facto de o Brighton (clube com o qual tem contrato válido até junho de 2028, com mais um ano de opção) ter feito saber que só estaria disposto a libertá-lo por mais de 100 milhões de libras (114,9 milhões de euros).
Face a este cenário, os red devils 'sondaram' o mercado em busca de alternativas, sendo que uma delas dá, ao que tudo indica, pelo nome de... Morten Hjulmand, um jogador que o próprio Ruben Amorim bem conhece, visto que o orientou, até novembro de 2024, quando deixou o Sporting rumo a Old Trafford.
Uma operação que, no entanto, também não se afigura de simples conclusão, não só porque o internacional dinamarquês está 'blindado' por uma cláusula de rescisão no valor de 80 milhões de euros, mas também porque está no 'radar' de vários outros clubes, como é o caso do eterno rival, o Manchester City.
No verão, a Juventus tentou levá-lo de Alvalade, por valores entre os 30 e os 40 milhões de euros, mas sem sucesso. O médio-defensivo terá, na altura, dado mesmo a palavra ao presidente leonino, Frederico Varandas, em como iria permanecer no clube, pelo menos, até ao final da presente temporada.
Leia Também: Hjulmand causa 'guerra de mercado' entre Ruben Amorim... e Hugo Viana