Procurar

"Ioannidis vai obrigar os adeptos do Sporting a esquecer Gyokeres"

Giannis Goumas, antigo treinador de Fotis Ioannidis na seleção sub-19 da Grécia, abriu o livro sobre a transferência do ponta de lança para o Sporting e admitiu que o internacional grego irá fazer com que os adeptos leoninos esqueçam Gyokeres.

"Ioannidis vai obrigar os adeptos do Sporting a esquecer Gyokeres"

© Getty Images

Davide Rodrigues Araújo
14/10/2025 08:25 ‧ há 3 horas por Davide Rodrigues Araújo

Desporto

I Liga

Fotis Ioannidis chegou esta temporada ao Sporting, depois de uma longa 'novela' para finalizar a sua saída do Panathinaikos. No entanto, há quem pense que o grego irá ser uma grande aposta de Rui Borges para esta temporada.

 

Giannis Goumas, antigo treinador de Fotis Ioannidis na seleção sub-19 da Grécia, revelou a descoberta do avançado e ainda deixou uma garantia quando perguntado sobre Viktor Gyokeres.

"Quando o chamei pela primeira vez aos sub-19 ainda estava numa equipa mais pequena, o Levadiakos. Fiquei muito impressionado. Forte nos duelos, conseguia segurar a bola sob uma pressão sufocante, conseguia criar espaços para os colegas e o mais importante para um avançado... marcava com facilidade", começou por dizer o treinador de 50 anos, em entrevista ao jornal A Bola.

"Tenho uma relação pessoal com o Fotis e falamos sempre que surge a oportunidade. Ele queria dar esse passo para o Sporting desde o ano passado, mas o Panathinaikos não o deixou sair. Porque era o capitão, melhor jogador e fazia a diferença. Tenho a certeza que está absolutamente feliz com esta escolha e num curto espaço de tempo tornar-se-á influente no Sporting", continuou.

"Viktor Gyokeres? É dos melhores avançados do mundo da actualidade, mas penso que Fotis o irá substituir dignamente e tornar-se-á um slogan na boca dos adeptos do Sporting. Vai obrigar os adeptos a esquecerem Gyokeres rapidamente. Tenho a certeza", apostou Giannis Goumas.

No entanto, o antigo selecionador das camadas jovens helénicas e jogador do Panathinaikos, onde fez toda a sua carreira, admitiu que a saída de Ioannidis do clube grego deixou um "vazio" que poderia não ser preenchido.

"Era capitão, um dos favoritos das bancadas, a saída entristeceu os adeptos e trouxe insegurança sobre se o vazio seria preenchido. Todos sonham em que algum momento possa regressar", disse antes de revelar os seus pontos fortes. "Dentro de campo era a sua perspicácia, as qualidades de liderança e o talento, fora dele destacava a sua personalidade e caráter", atirou.

 

"O que ele precisa de melhorar é que como avançado-centro, precisa de estar mais dentro da área adversária e estar pronto para rematar, não desperdiçar energia fora da área para que tenha a mente limpa para terminar a fase de forma ideal. Precisa de moderar isso", rematou o técnico helénico.

Ioannidis não impediu afastamento da Grécia do Mundial 2026

A jogar em Copenhaga, a formação da Dinamarca recebeu e venceu a Grécia, por 3-1, na noite do passado domingo, num jogo a contar para a quarta jornada do grupo C desta qualificação europeia. Um resultado que deixa a seleção helénica sem hipóteses de se apurar para o Campeonato do Mundo de 2026.

Uma entrada fulminante dos nórdicos via a seleção de Hjulmand e Froholdt, que até assistiu um dos golos, a ficar a ganhar logo por 3-0 ainda antes do intervalo, com a reação dos helénicos a surgir apenas na segunda parte, com o Ioannidis a assistir Tzolis para o 3-1.

A Grécia procurou reagir na reta final, mas a Dinamarca estabilizou o jogo e acabou por alcançar a vitória. Já os gregos, que não utilizaram o sportinguista Georgios Vagiannidis, viram esfumarem-se as hipóteses de irem ao Mundial'2026.

Com esta vitória, os dinamarqueses seguram o primeiro lugar do grupo C com 10 pontos, os mesmos que a Escócia que este domingo bateu a Bielorrússia - embora com uma diferença de golos muito superior a favor dos dinamarqueses.

Por seu turno, a Grécia segue no terceiro posto com três pontos. Os gregos podem alcançar os nove pontos com os dois jogos que faltam, pelo que já não vão ao Mundial'2026. Quem também está fora das contas é a Bielorrússia, última com zero pontos.

Leia Também: "Ioannidis tem cheiro de golo. Parece exce­lente alter­na­tiva ao Suárez"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si