Procurar

Alemanha e Eslováquia taco a taco no acesso ao Mundial. Bélgica no topo

Germânicos e eslovacos somaram por vitórias os respetivos jogos e tudo continua igual no topo do grupo A. Belgas venceram o País de Gales e subiram à liderança do grupo J por troca com a Macedónia do Norte.

Alemanha e Eslováquia taco a taco no acesso ao Mundial. Bélgica no topo

© Reuters

Rodrigo Querido
13/10/2025 21:46 ‧ há 7 horas por Rodrigo Querido

Desporto

Mundial'2026

O grupo A do apuramento para o Mundial'2026 continua com os lugares de apuramento em aberto. Em jogos da quarta jornada deste agrupamento, a Alemanha venceu pela margem mínima a Irlanda do Norte, ao passo que a Eslováquia triunfou ante o Luxemburgo (2-0).

 

Comecemos pela partida que foi disputada em pleno Windsor Park, na cidade de Belfast. A turma da casa até foi a primeira a marcar aos 14 minutos, mas o golo de Daniel Ballard foi anulado por fora de jogo.

Do lado contrário, coube a Nick Woltemade apontar o único golo da partida aos 31 minutos. O avançado respondeu da melhor forma ao pontapé de canto e atirou para o fundo das redes contrárias.

Já no City Arena Trnava, na Eslováquia, o benfiquista Leandro Barreiro foi titular na quarta derrota do Luxemburgo nesta qualificação. Num jogo com golos apenas no segundo tempo, Adam Obert (55 minutos) e Ivan Schranz (72 minutos) foram os autores dos remates certeiros dos eslovacos.

Contas feitas, Alemanha e Eslováquia seguem coladas nos dois primeiros lugares da tabela classificativa, ambas com nove pontos. A Irlanda do Norte é terceira com seis pontos e ainda sonha com o apuramento para o Mundial'2026. Já sem hipóteses está o Luxemburgo, que é último com zero pontos.

Bélgica sofre para vencer e 'roubar' primeiro lugar à Macedónia do Norte

O grupo J de apuramento para o Mundial'2026 também segue com as contas em aberto. A Bélgica teve de puxar pelos galões para vencer em casa do País de Gales, por 2-4 ao passo que a Macedónia do Norte caiu da liderança com o empate diante do Cazaquistão (1-1).

No Cardiff City Stadium, em solo galês, o sportinguista Zeno Debast foi titular no belgas - Dodi Lukebakio, do Benfica, foi suplente não utilizado - e viu Joe Rodon abrir a contagem em cima do minuto 8. A Bélgica deu a volta ao texto com um golo de grande penalidade de Kevin de Bruyne (18 minutos) e um outro de Thomas Meunier à passagem dos 24 minutos.

Já no segundo tempo, Kevin de Bruyne bisou na partida aos 76 minutos e de novo através da conversão de uma grande penalidade. No entanto, os galeses não se deram por vencidos e relançaram a discussão pelo resultado final com um remate certeiro de Nathan Broadhead ao minuto 89. Ainda assim, e logo no minuto seguinte, um golo Leandro Trossard colocou uma pedra sob a história desta partida.

Por seu turno, e National Arena Toshe Proeski, a Macedónia do Norte não foi além de um empate (1-1) na receção ao Cazaquistão.

Depois de 45 minutos sem golos em Skopje, o avançado Dinmukhamed Karaman abriu as contas na capital macedónia com um golo aos 54 minutos. A formação da casa evitou o que seria uma derrota frustrante graças a um remate certeiro de Enis Bardhi ao minuto 74.

Feitas as contas, a Bélgica assume a liderança deste grupo J com 14 pontos, mais um do que a Macedónia do Norte. O País de Gales ainda sonha com o apuramento, dado que ocupa a terceira posição com dez pontos. Cazaquistão e Liechtenstein já não podem ir ao Mundial do próximo ano no Canadá, Estados Unidos da América e México.

Leia Também: França e Suíça adiam acesso ao Mundial. Suécia prestes a dizer 'adeus'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si