Procurar

'Polvo' dinamarquês e senhor assistências. Reforços do FC Porto à lupa

FC Porto protagonizou uma grande revolução no último mercado de transferências de verão. Entraram reforços para todos os setores do terreno de jogo, mas há um grupo deles que tem estado em destaque.

'Polvo' dinamarquês e senhor assistências. Reforços do FC Porto à lupa

© Getty Images

Rodrigo Querido
14/10/2025 07:14 ‧ há 10 horas por Rodrigo Querido

Desporto

FC Porto

A nova época desportiva do FC Porto começou com uma verdadeira revolução no plantel. André Villas-Boas tinha prometido realizar o maior mercado de transferências da história do clube azul e branco. A promessa foi cumprida e os resultados estão à vista.

 

O trabalho da SAD azul e branca no último verão foi feito de forma muito minuciosa e Francesco Farioli acabou por juntar todos estes ingredientes e construir uma equipa que tem dado conta do recado. Até ao empate sem golos no Clássico diante do Benfica, o FC Porto levava por vitórias todos os jogos oficiais que tinha realizado até então. A liderança do campeonato foi alcançada, assim como o topo da classificação na fase de liga única da Liga Europa.

Dos jogadores contratados, Victor Froholdt é o nome que tem estado mais em destaque nos azuis e brancos. Desconhecido pela maioria dos adeptos do futebol nacional, o médio cedo se impôs na equipa dos dragões e já leva um golo e três assistências em dez jogos realizados. A sua raça e o fato de nunca dar um lance por perdido fazem dele um jogador muito querido junto da massa adepta azul e branca e há até quem já lhe chame o 'polvo' dinamarquês.

Outro dos reforços que tem dado cartas esta temporada é Alberto Costa. Depois de ter brilhado ao serviço do Vitória SC, foi para a Juventus e regressou a Portugal pela porta do FC Porto. O lateral-direito destaca-se pela sua rapidez e vocação ofensiva, levando já cinco assistências em sete encontros pelos azuis e brancos.

Jan Bednarek e Jakub Kiwior vieram dar a consistência que o eixo defensivo do FC Porto não tinha demonstrado na época passada. Se Bednarek chegou ao Dragão e se assumiu como o patrão da linha defensiva, com grande sentido de antecipação e um excelente posicionamento, Kiwior acrescentou a qualidade de passe e a sair a jogar. Com a dupla de centrais polacos junta, os azuis e brancos ainda não sofreram golos.

Em bom polaco se entendem. Bednarek e Kiwior fecham 'buraco' no FC Porto

Em bom polaco se entendem. Bednarek e Kiwior fecham 'buraco' no FC Porto

Azuis e brancos perderam a série de vitórias consecutivas com o empate de domingo diante do Benfica, mas mantiveram a baliza inviolável. Dragões não sofreram qualquer golo enquanto a dupla composta pelos dois polacos esteve em campo.

Rodrigo Querido | 07:35 - 07/10/2025

Continuando no setor mais recuado, Pablo Rosario tem sido o 'canivete suíço' no FC Porto. O médio recrutado ao Nice no último verão tem sido usado na posição de defesa direito, demonstrando solidez e tendo até marcado um golo, o que demonstra a sua polivalência e adaptação. Na baliza, João Costa não se estreou neste regresso ao Dragão. Já Dominik Prpić leva cinco encontros realizados, mas está tapado por Kiwior e Bednarek.

No meio-campo, e além de Froholdt, Gabri Veiga tem assumido uma posição importante. Após uma incursão na Arábia Saudita, o espanhol voltou ao futebol europeu recuperou as boas exibições que apresentou ao serviço do Celta e tem sido o criativo da equipa na presente temporada. Leva três assistências e um golo em nove jogos realizados.

Por fim, e na frente de ataque, Borja Sainz, Luuk de Jong e Yann Karamoh são as caras na zona mais adiantada do terreno de jogo. O extremo espanhol veio do Norwich e tem dado mais soluções ofensivas ao treinador Francesco Farioli. Tem-se assumido com uma das dores de cabeça para as defesas contrárias e conta com dois golos e outras tantas assistências.

Por seu turno, o veterano avançado dos Países Baixos, surpresa no jogo de apresentação, está, por agora, lesionado, mas já marcou de dragão ao peito. Já o francês, contratado já depois do fecho de mercado, por estar na condição de jogador livre, aguarda pelo seu primeiro jogo na nova equipa.

Três meses passaram desde o arranque oficial da temporada, mas pode dizer-se que este 'novo' FC Porto tem dado cartas dentro e fora de portas e será um caso sério não só na luta pelo título de campeão nacional, como também a nível europeu.

Leia Também: Quem são os 'miúdos' pedidos por Farioli? FC Porto cresce em toda a linha

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si