A equipa principal do FC Porto deu, ao final da manhã deste domingo, continuidade aos trabalhos de preparação tendo em vista a deslocação ao Estádio Cidade de Barcelos, onde terá pela frente o Clube Desportivo Celoricense, no jogo que marcará a entrada em cena na edição de 2025/26 da Taça de Portugal.
Uma sessão na qual Francesco Farioli voltou a ver o grupo depauperado pela pausa para compromissos internacionais, não podendo contar com Diogo Costa (Portugal), Martim Fernandes, Rodrigo Mora (sub-21 de Portugal), Jan Bednarek, Jakub Kiwior (Polónia), Zaidu Sanusi (Nigéria), Stephen Eustáquio (Canadá), Pablo Rosario (República Dominicana), Victor Froholdt (Dinamarca), Samu Aghehowa (Espanha), Deniz Gul (Turquia), Dominik Prpic (sub-21 da Croácia) e Tomás Pérez (sub-20 da Argentina).
A esta autêntica 'razia', há ainda a acrescentar os nomes dos lesionados Nehuén Pérez e Luuk de Jong, que, de acordo com nota partilhada pelo próprio clube, através das plataformas oficiais, efetuou "tratamento e trabalho de ginásio", pelo que a data de regresso aos relvados permanece uma incógnita.
Para fazer face a todas estas baixas, o ex-timoneiro do Ajax optou por 'promover' para junto dos 'graúdos' João Teixeira, Tiago Silva, Ángel Alarcón (trio que tem dado nas vistas, ao serviço da equipa B) e Antoni Nikolov (guarda-redes búlgaro de apenas 16 anos de idade, recentemente adquirido ao Botev Plovdiv, que está integrado nos sub-19).
A agenda do FC Porto
O plantel principal do FC Porto tem mais uma ronda de treinos agendada para a manhã de segunda-feira, no complexo do Olival, à porta fechada. Quanto ao embate com o Clube Desportivo Celoricense propriamente dito, está agendado para as 18h00 (hora de Portugal Continental) do próximo sábado, dia 18 de outubro, no Estádio Cidade de Barcelos.
Para chegar a esta fase da prova rainha do futebol nacional, recorde-se, a formação da Série A do Campeonato de Portugal deixou para trás Celeirós (por 1-0, graças a um golo de Diogo Alves) e Mafra (também pela margem mínima, à 'boleia' de uma grande penalidade convertida por João Padi, já no prolongamento).
O emblema da I Liga, por seu lado, só agora irá entrar em cena nesta competição, com o objetivo claro de a conquistar pela 20.ª vez na história. A última de todas foi no passado ano de 2024, quando, na final, levou de vencida o Sporting, por 2-1, já após prolongamento, com golos de Evanilson e Mehdi Taremi (este último, de penálti).
Gestão à vista?
Tendo em conta o cariz (teoricamente) acessível do adversário que terá pela frente, Francesco Farioli deverá aproveitar o próximo jogo para promover uma rotação, no plantel do FC Porto. Até porque, apenas cinco dias depois, irá deslocar-se ao City Ground, em Inglaterra, para medir forças com o Nottingham Forest, em jogo a contar para a terceira jornada da fase de liga da Liga Europa.
Depois, seguir-se-ão duas rondas da I Liga, frente a Moreirense e Sporting de Braga, a 27 de outubro e 2 de novembro, respetivamente.
Leia Também: AVB 'mata', Rui Costa 'esfola' e queixa de Varandas. Rivais "à cabeçada"