Sete em sete. A equipa de andebol do Sporting continua imparável no campeonato nacional e, na tarde deste sábado, recebeu e venceu o FC Gaia por 45-28, em encontro válido para a sétima jornada e que foi disputado no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.
Depois das vitórias dos rivais Benfica e FC Porto, os campeões nacionais sabiam que tinham de vencer se quisessem continuar com uma vantagem mais larga no topo da classificação. E desde cedo se percebeu que os eleitos de Ricardo Costa não estavam para brincadeiras diante da formação gaiense.
Num encontro de sentido único em Lisboa, o clube de Alvalade foi sempre largamente superior ao seu rival. Ao intervalo, os 11 golos de vantagem a favor dos verde e brancos mostravam isso mesmo.
A toada de superioridade do Sporting manteve-se no decorrer da segunda parte, ao ponto dos vigentes campeões em título terem ampliado ainda mais a distância para o conjunto visitante, terminando o encontro com 17 golos à maior e uma vitória por 45-28.O técnico leonino aproveitou e deu minutos a todos os jogadores presentes na ficha de jogo.
No que diz respeito aos destaques individuais, Rodrigo Esteves foi o melhor marcador da parida com nove remates certeiros. Destaque ainda para as exibições inspiradas de Orri Þorkelsson e Martim Costa, que terminaram com sete golos cada.
Benfica vence sem contestação na Luz
No outro jogo que envolveu um dos candidatos ao título e que aconteceu na tarde de sábado no Pavilhão da Luz, o Benfica teve de se aplicar para vencer na receção ao Águas Santas, por 26-22. O conjunto maiato deu muita luta até aos instantes finais, mas a seriedade e trabalho demonstradas pela equipa encarnada valeram a vitória.
Depois de um triunfo apertado diante do Vitória SC na última jornada o campeonato, as águias voltavam ao Pavilhão da Luz para defrontar uma das equipas sensação da época - o Águas Santas ocupa o quarto lugar. Apesar do poderio demonstrado por parte dos encarnados, que colocaram-se numa posição confortável logo nos primeiros instantes, a verdade é que o resultado ao intervalo não demonstrava isso.
A vantagem ao intervalo era de apenas dois golos (15-13) comprovava isso, após um remate falhado por parte de Bernardo Pêgas. No entanto, uma boa exibição defensiva, aliada a uma segunda parte inspirada por parte do guarda-redes Gustavo Capdeville, dificultaram a tarefa da equipa que viajou desde o norte do país. O Benfica, por seu turno, aplicou um ritmo muito mais agressivo e acabou por vencer por 26-22.
Mikita Vailupau foi o melhor marcador da partida com sete golos apontados. Do outro lado, o antigo jogador do Sporting Pedro Portela foi o mais certeiro do lado do Águas Santas, com cinco tentos.
Contas feitas, o Sporting segue na liderança da tabela classificativa com 21 pontos, mais dois do que Benfica e FC Porto, que fecha o pódio. De referir que, no sábado, o conjunto azul e branco tinha vencido diante do Avança, por 46-30.
Leia Também: FC Porto 'amassa' Avanca, 'descola-se' do Benfica e ultrapassa Sporting