O FC Porto recebeu e venceu a Associação Artística de Avanca (46-30), na noite desta sexta-feira, em duelo a contar para a sétima jornada do campeonato nacional de andebol, permitindo a subida à liderança isolada, embora à condição.
Os dragões começaram por ser os primeiros a festejar e, embora tenham visto o seu adversário completar a 'cambalhota', depressa se recolocaram na frente do marcador, numa primeira parte em que a tendência foi a de ir aumentando, gradualmente, a vantagem no marcador. Ao intervalo, registava-se um 20-14, com uma almofada de meia dúzia de golos a permitir algo mais na segunda parte.
É certo que a AA Avanca ainda tentou reduzir a desvantagem logo a abrir, mas o FC Porto foi dono e senhor do segundo tempo, com um 26-16 a culminar naquele que foi o 46-30 final, num jogo com quase... 80 golos.
Antonio Martínez, Linus Persson e Pedro Oliveira foram os melhores marcadores dos azuis e brancos, com sete golos cada, mas do outro lado um 'nome maior', com Xavier Barbosa a apontar oito tentos certeiros. A verdade é que seria o FC Porto a sorrir após o apito final.
Após o encontro no Dragão Arena, Magnus Andersson não hesitou em apontar a perde de foco em alguns momentos da partida, acabando por aplaudir o esforço dos seus jogadores, em declarações ao Porto Canal.
“Fizemos um bom jogo. Toda a gente viu que tivemos alguns minutos em ambas as partes em que perdemos o foco e a concentração, mas no fim ganhámos por 16 golos e estou satisfeito com isso. A AA Avanca bateu-se bem, por vezes não corremos como devíamos, mas acabámos por fazer um bom jogo”, atirou o técnico sueco.
Eis as contas
Com este resultado, o FC Porto soma agora 19 pontos na liderança provisória, fruto de seis triunfos e uma derrota, após se ter 'descolado' do Benfica (com 16) e ter ultrapassado o bicampeão Sporting (com 18). Ambos os rivais ainda vão a jogo na presente jornada, com os leões a receberem o FC Gaia já este sábado, no Pavilhão João Rocha, num dia em que o Benfica mede forças com o Águas Santas no Pavilhão da Luz.
No que diz respeito à restante ronda, nota ainda para a receção do Belenenses ao Póvoa AC e, ainda este sábado, o dérbi entre ABC e Vitória SC, em Braga. Para fechar a ronda da prova, está reservado o duelo entre Marítimo e Arsenal da Devesa, agendado para este domingo.
O FC Porto, recorde-se, desloca-se a Guimarães na próxima jornada, para defrontar o Vitória SC, no próximo sábado, num dia em que a Artística de Avanca recebe o Belenenses.
Leia Também: Por cá: Benfica 'convida' rivais e Sporting define alvos de inverno
Leia Também: "FC Porto tem o Olival por 500 euros por mês, agora tem pavilhões por 50"