A União de Leiria marcou, ao início da tarde deste sábado, passo na corrida pelos lugares de subida ao principal escalão do futebol português, visto que não conseguiu ir além de um empate sem golos, na receção à Oliveirense, em partida em atraso da sexta jornada da II Liga (por culpa do estado do relvado do Estádio Dr. Magalhães Pessoa).
Os homens da casa assinaram uma entrada em jogo a 'todo o gás', e aos 17 minutos chegaram mesmo a marcar, por intermédio de Pablo Fernández. No entanto, após indicação do VAR, o árbitro, Vitor Lopes, da Associação de Futebol de Viana do Castelo, acabou por invalidar o lance, uma vez que Jordan van der Gaag, o autor da assistência, estava em posição irregular, no momento em que recebeu a bola.
Já no segundo tempo, os homens da casa voltaram à carga, mas a ineficácia de jogadores como Pablo Fernández ou Juan Muñoz, aliada a uma exibição 'inspirada' por parte do guarda-redes adversário, Ricardo Ribeiro, falaram mais alto, pelo que o marcador manteve-se inalterado, até ao apito final.
O 'filme' da sexta jornada e a tabela da II Liga
O nulo entre União de Leiria e Oliveirense dá por encerrada uma sexta ronda da II Liga onde houve a relatar triunfos de Vizela (sobre o Leixões, por 2-0), Penafiel (sobre o Felgueiras, por 2-0), Marítimo (sobre o Sporting B, por 0-1), Portimonense (sobre o Académico de Viseu, por 2-3), Lusitânia de Lourosa (sobre o Feirense, por 1-2) e Desportivo de Chaves (sobre o Farense, por 0-2), assim como igualdades entre Benfica B e Torreense (a três bolas) e Paços de Ferreira e FC Porto B (a dois golos).
Assim sendo, feitas as contas, o Sporting B lidera, neste momento, a tabela de forma isolada, com 15 pontos conquistados em 21 possíveis, mais um do que Vizela e Marítimo, que seguem logo atrás. O Desportivo de Chaves é quarto classificado, com 13 pontos, agora, com o 'calendário em dia', à frente da União de Leiria, que leva 12.
Seguem-se Torreense, Portimonense (ambos com 11 pontos), Felgueiras, Farense (ambos com dez pontos), Lusitânia de Lourosa (com nove pontos), Feirense, Penafiel, Oliveirense (todos com oito pontos), Leixões (com sete pontos) e Académico de Viseu (com seis pontos).
Abaixo da 'linha de água', encontram-se Paços de Ferreira (com cinco pontos, no 16.º lugar, que vale acesso a um playoff de 'sobrevivência', com o terceiro classificado da fase de subida da Liga 3), Benfica B (com quatro pontos) e, no 18.º e último lugar, o FC Porto B (com dois pontos).
O calendário da oitava jornada
A II Liga volta à ação, em todo o seu esplendor, já no próximo domingo, pelas 11h00 (hora de Portugal Continental), com o FC Porto B-Marítimo, que foi antecipado, visto que os restantes jogos só terão lugar no fim de semana seguinte. A 24 de outubro, jogar-se-ão o Torreense-Oliveirense (às 18h45) e o Vizela-Felgueiras (às 20h45).
Para 25 de outubro, estão agendados o Sporting B-Lusitânia de Lourosa, o União de Leiria-Leixões (ambos às 11h00), o Paços de Ferreira-Portimonense (às 14h00), o Académico de Viseu-Desportivo de Chaves e o Feirense-Benfica B (ambos às 15h30). Finalmente, no dia 26, jogar-se-á o Farense-Penafiel (às 11h00).
Leia Também: Sporting B 'atropela' Leixões rumo à liderança na II Liga