A mediática 'novela' em torno da transferência de Viktor Gyokeres do Sporting para o Arsenal já lá vai, mas nem por isso deixa de haver espaço para revelações dos bastidores das negociações, tratando-se de algo que foi revelado, esta quinta-feira, por Jonathan Chalkias, assistente do agente Hasan Çetinkaya.
O visado de todo o processo voltou a ser Frederico Varandas, com quem a dupla de empresários suecos chegou a ter inúmeros atritos para o fecho das negociações entre os dois clubes, levando mesmo Jonathan Chalkias a garantir que o clube de Alvalade pretendia, a certa altura, fechar a venda do avançado para o Manchester United.
"Houve um enorme problema com o Sporting, que fechou o Viktor Gyokeres com o Manchester United nas nossas costas. Concordaram os termos entre eles porque o Manchester United estava disposto a pagar uma taxa de transferência muito mais alta, mas pouca atenção receberam dele [Viktor Gyokeres]. Em todas as vezes que lhe ligaram, a resposta era repetidamente 'não, não, não', dado que ele só queria o Arsenal", atirou, em declarações ao podcast Studio Allsvenskan, citadas no jornal Metro.
"O Arsenal não teve um novo [avançado] nos últimos dois anos. O [Mikel] Arteta convenceu-o a mudar-se para um clube que já não vence há alguns anos. Não há nada maior do que estar em Londres, a jogar nos grandes palcos. Este é um clube que não só pode ganhar a Premier League , como também a Liga dos Campeões. É um emblema incrível. Fala-se muito sobre o desempenho da defesa e do meio-campo deles, mas o que precisam é de um avançado para marcar golos. Tudo irá melhorar quando ele se estabelecer. Tem sido titular em todos os jogos e lideram a Premier League, mesmo depois de já terem jogado com o Manchester City e até de terem ido jogar fora aos terrenos de Manchester United, Newcastle e Liverpool. Nada mal...", vincou de seguida.
Milhões atrás de milhões... na Arábia Saudita
Numa altura em que o Arsenal parecia estar longe de ser o seu destino, Viktor Gyokeres 'arrastou' o máximo que pôde o regresso ao Sporting, garantindo mesmo que falharia os trabalhos de pré-época (tal como viria a acontecer) e chegou a ver o seu nome apontado aos principais 'tubarões' do futebol da Arábia Saudita, com valores "doentios".
"Se ele tivesse ido para a Arábia Saudita, era mesmo muito dinheiro. Ofereciam bem mais do que 400 milhões de euros líquidos por temporada, ou seja, mais de um milhão por dia. É uma quantia absurda de dinheiro, com valores doentios", começou por dizer sobre o tema.
"É melhor que seja o Viktor Gyokeres a falar disso um dia, até porque nós não o pressionámos a aceitar nenhuma proposta. No fim do dia, o dinheiro vem e o dinheiro vai. Além disso, este mediatismo na transferência para o Arsenal também nos deu bom marketing. Já ele nunca pensou nisso", rematou Jonathan Chalkias.
Recorde-se que Viktor Gyokeres chegou ao Sporting após se ter destacado no Coventry City e, em duas épocas em Alvalade, totalizou 97 golos e 27 assistências em 102 encontros. A troco de cerca de 76 milhões de euros, o internacional sueco acabou por rumar ao Arsenal no passado mercado de verão, com o registo de três golos em dez jogos, até ao momento.
Leia Também: Selecionador sueco arrasa críticos de Gyokeres: "Não percebem nada"