Procurar

Portugal-Irlanda: Da última vez foi preciso um 'super' Cristiano Ronaldo

No caminho para garantir um lugar num Campeonato do Mundo, a seleção portuguesa de futebol volta a receber a Irlanda, um adversário tradicionalmente incómodo para a equipa lusa e que há quatro anos esteve perto de a vencer.

Portugal-Irlanda: Da última vez foi preciso um 'super' Cristiano Ronaldo

© Getty Images

Lusa
09/10/2025 08:45 ‧ há 8 horas por Lusa

Depois das fases de qualificação para os Mundiais de 2002 e 2022, em que a seleção nacional acabou sempre por alcançar o apuramento, os irlandeses voltam a aparecer no trajeto luso, desta vez na luta para estar no Mundial2026, num Grupo F que conta apenas com quatro equipas - Hungria e Arménia integram o mesmo agrupamento.

 

Atualmente sem o poderio de outros tempos, a verdade é que a Irlanda foi sempre um adversário bem difícil para Portugal nas três vezes em que se defrontaram em solo luso em jogos oficiais, a última no apuramento para o último Campeonato do Mundo, no Qatar.

Em 01 de setembro de 2021, a equipa das 'quinas' venceu por 2-1, no Estádio Algarve, mas esteve muito perto da derrota, sendo salva por Cristiano Ronaldo.

Com um golo de John Egan, aos 45 minutos, a Irlanda esteve a poucos momentos de festejar o seu primeiro triunfo de sempre em território português, mas Cristiano Ronaldo, com um 'bis' em cima do final do encontro, aos 89 e 90+6, evitou um 'desastre' da equipa então orientada por Fernando Santos.

Dois meses depois, em Dublin, novo jogo difícil para a seleção nacional, que regressou a casa com um 0-0, falhando dias mais tarde a qualificação direta para o Mundial2022, com um desaire perante a Sérvia (2-1), no Estádio da Luz.

Mesmo assim, a equipas das 'quinas' seguiu para o Qatar, ao bater Turquia (3-1) e Macedónia do Norte (2-0) nos play-offs.

Duas décadas antes, no Estádio da Luz, em Lisboa, frente a uma Irlanda bem mais competitiva, com nomes como Roy Keane, Robbie Keane e Damien Duff, Portugal empatou (1-1), com Sérgio Conceição a marcar, aos 57 minutos, e com Matt Holland a impedir o triunfo luso, aos 72.

Depois de igual resultado em Dublin, a seleção de António Oliveira acabou por seguir diretamente para a competição que decorreu na Coreia do Sul e Japão, ao terminar no topo do Grupo 2, com 24 pontos, os mesmos que os irlandeses, que tinham desvantagem na difereça de golos. Em terceiro, e fora do primeiro Campeonato do Mundo na Ásia - com surpresa na altura -, ficaram os Países Baixos, com 20.

Mesmo assim, a Irlanda marcou presença no Mundial2002 ao superar o play-off entre confederações que existia na altura, frente ao Irão (2-1).

Entre os jogos mais marcantes entre estas duas seleções está o duelo de novembro de 1995, numa noite de tempestade em Lisboa, com Portugal a vencer por 3-0 no antigo Estádio da Luz e a consumar o regresso a uma fase final de uma grande competição, ao Euro1996, 12 anos após a participação no Euro1984.

Na Luz, o 'chapéu' histórico de Rui Costa abriu caminho à vitória, ao qual se seguiram golos de Hélder Cristóvão e Jorge Cadete.

Entre jogos oficiais e particulares, Portugal e Irlanda encontraram-se por 16 vezes, a primeira em 1946, num particular no Jamor, que a equipas das 'quinas' venceu por 3-1, com dois golos de Peyroteo e um de Rogério Pipi.

O último embate também foi num particular, mas em Aveiro, num encontro de preparação da seleção portuguesa para a fase final do Euro2024, prova que decorreu na Alemanha e em que a equipa lusa ficou pelos quartos de final.

Em 11 de junho de 2024, Cristiano Ronaldo voltou a 'bisar', depois de João Félix ter aberto o marcador, no triunfo por 3-0.

O Portugal-Irlanda está agendado para as 19:45 de sábado, no Estádio José Alvalade.

Leia Também: Eis as contas de Portugal para garantir Mundial'2026 já na próxima semana

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si