Pedro Gonçalves 'perdeu gás' após um bom arranque de época, porém, nada disso impediu Filipe Marques, antigo companheiro de equipa na formação do Sporting de Braga, de deixar fortes elogios ao criativo do Sporting, com o Mundial'2026 em mente, explicando ainda a amizade desenvolvida durante a infância.
"Ele, claramente, sente-se em casa, é muito querido pelos adeptos e sente imenso a camisola que carrega. O Sporting foi, é e será sempre o clube da vida dele (...) O Sporting potencia os espaços e na tomada de decisão ele é muito forte”, começou por dizer o atual médio do Amora, em declarações ao jornal O Jogo, na sua edição impressa desta quinta-feira.
“Temos uma amizade natural, proveniente do nosso tempo em Braga. Passávamos mais de metade do dia juntos, tanto na escola como no futebol. A ligação ficou e somos grandes amigos (...) Lembro-me que era uma pessoa tranquila, tímida, mas também divertida com os amigos. O talento sempre o acompanhou, capaz de sacar um coelho da cartola a qualquer momento", vincou de seguida.
“Ele é completamente diferente dentro e fora do campo. É muito competitivo quando joga e não tem amigos, como deve ser. Cá fora, estando confortável, passa a barreira da timidez e torna-se muito divertido. Basta vê-lo nas celebrações no Sporting, que também são um momento de libertação de euforia”, acrescentou ainda Filipe Marques.
Em jeito de 'alerta' para Roberto Martínez, Filipe Marques mostrou-se confiante quanto à chamada de Pote à seleção de Portugal para o Campeonato do Mundo de 2026, para além da chegada aos 100 golos ao serviço do Sporting ainda esta época.
"Para um jogador com as características dele, atuar num Sporting que joga maioritariamente em campo contrário é o contexto ideal para a sua qualidade. Eu acredito que vai passar este ano a barreira dos 100 golos ao serviço do Sporting. Além disso, ganhará papel diferente na seleção e será chamado ao Mundial. É um orgulho enorme para ele essa camisola", sublinhou o futebolista de 27 anos, que milita na Liga 3.
“Tenho uma história engraçada quando fomos chamados à seleção sub-17 de Braga para um torneio entre associações. Num treino, em exercício de finalizações, quem fizesse um golo continuava a chutar. Ficámos mais de 15 minutos a vê-lo fazer golos”, recordou ainda sobre o internacional português, que voltou a integrar uma convocatória para a seleção nacional, desta vez para o duplo compromisso, diante de República da Irlanda e Hungria... em Alvalade.
Recorde-se que Pedro Gonçalves já cumpriu quatro internacionalizações ao serviço de Portugal, as últimas duas já às ordens de Roberto Martínez, sendo que a mais recente aconteceu no arranque da fase de qualificação para o Mundial'2026, quando foi utilizado nos últimos 23 minutos da goleada diante da Arménia (0-5), no passado dia 6 de setembro. Esta época, pelo Sporting, leva um registo de cinco golos e três assistências em 11 partidas.
Leia Também: Sporting desafia Pote com 8 perguntas rápidas. Eis o resultado
Leia Também: Oficial: Sporting segura peso-pesado e renova com Pedro Gonçalves