Procurar

Rui Costa vai ser arguido por dívida de Conti. A reação do Benfica

Clube da Luz emitiu um comunicado oficial a propósito de uma notícia avançada pela CNN Portugal que dá conta de que Rui Costa vai ser constituído arguido num processo relacionado com parte de uma dívida referente ao jogador German Conti.

Rui Costa vai ser arguido por dívida de Conti. A reação do Benfica

© Getty Images

Notícias ao Minuto
06/10/2025 22:43 ‧ há 7 horas por Notícias ao Minuto

Desporto

I Liga

O Benfica emitiu, na noite desta segunda-feira, um comunicado, através das plataformas oficiais, no qual reagiu às informações que dão conta de que Rui Costa, líder do clube da Luz, será constituído arguido num caso que envolve uma transferência de cerca de 76 mil euros com origem clube russo, Lokomotiv de Moscovo

 

A notícia foi avançada pela CNN Portugal, que dá conta de que em causa está o pagamento de parte de uma dívida que se refere ao jogador Germán Conti, que esteve ligado ao clube da Luz entre 2018 e 2022. A operação, relata a mesma fonte, entra em violação à atual legislação europeia, no que diz respeito às sanções aplicadas a várias entidades e pessoas que apoiem interesses russos.

Por conta desta situação, o presidente das águias já deveria ter sido interrogado em julho, mas pediu o adiamento dessa audição devido à apresentação pública do plantel para a época 2025/2026. Até agora o líder dos encarnados não foi novamente notificado.

Ainda de acordo com a CNN Portugal, o Ministério Público (MP) suspeita igualmente de branqueamento de capitais, já que os 76 mil euros do negócio foram transferidos diretamente da conta do Lokomotiv Moscovo para a do Benfica, sem qualquer tipo de intermediário. A transação terá sido detetada pelo banco BCP, tendo depois o MP ordenado a suspensão da operação.

Por ordem do Departamento Central de Investigação e Ação Penal, o dinheiro foi remetido à origem, ou seja, à conta da SAD proprietária do Lokomotiv de Moscovo, no banco AO Raiffeisenbank, na Rússia.

A propósito de toda esta situação, o Benfica emitiu um esclarecimento no site oficial, no qual deixou a garantia de que "quando se tomou conhecimento do entendimento do Ministério Público, de que na data da transferência o clube estaria abrangido por sanções da União Europeia, o Benfica imediatamente fez cessar os efeitos do referido contrato e recusou receber qualquer pagamento."

Na mesma nota, as águias asseguram que a venda do jogador e o pagamento bloqueado pelo Ministério Público "não eram do conhecimento ou responsabilidade de Rui Costa." "Nem o clube, por via dos seus serviços, nem a instituição financeira que acompanhou a questão, na altura, identificaram alguma anomalia na operação", termina o comunicado.

Recorde-se que, na temporada de 2018/19, German Conti apontou um golo nos dez jogos que realizou com a camisola das águias. O argentino permaneceu ligado às águias até 2022, sendo sucessivamente emprestado para o México (Atlas) e para o Brasil (Bahia e América Mineiro), antes de sair para os russos do Lokomotiv Moscovo, a troco de 300 mil euros.

Eis o comunicado do Benfica:

"1.⁠ ⁠O Sport Lisboa e Benfica cedeu um jogador sem contrapartida financeira, na época de 2022/23, a um clube de futebol russo;

2.⁠ ⁠Na época seguinte, o clube russo vendeu esse jogador a um terceiro clube. Como o Sport Lisboa e Benfica era detentor de uma percentagem do passe do atleta, o clube russo transferiu para o Benfica o montante correspondente àquela percentagem: 70 mil euros.

3.⁠ ⁠⁠A transferência em causa foi validada pelo TMS da FIFA;

4.⁠ ⁠⁠Quando se tomou conhecimento do entendimento do Ministério Público, de que na data da transferência o clube estaria abrangido por sanções da União Europeia, o Benfica imediatamente fez cessar os efeitos do referido contrato e recusou receber qualquer pagamento;

5.⁠ Quer a venda do jogador que deu lugar ao pagamento do valor acima referido ao Benfica, quer o pagamento daquele valor, que viria a ser bloqueado por ordem do Ministério Público, não eram do conhecimento ou da responsabilidade do Presidente Rui Costa;

6.⁠ ⁠⁠A notificação do Ministério Público foi feita ao legal representante do Sport Lisboa e Benfica, que é o Presidente Rui Costa;

7.⁠ ⁠⁠A data para inquirição coincidia com a data de apresentação do plantel para a presente época bem como da reunião do Plenário dos Órgãos Sociais, agendada para apreciar a proposta de alteração estatutária, pelo que, feita essa prova, o Ministério Público entendeu adiar a diligência. Aguarda-se novo agendamento;

8.⁠ ⁠⁠Nem o Clube, por via dos seus serviços, nem a instituição financeira que acompanhou a questão, na altura, identificaram alguma anomalia na operação."

Leia Também: Lex, vouchers e AG do Benfica. Vieira garante: "Hei-de limpar o meu nome"

Leia Também: Dos eleitos de Mourinho às palavras de Rui Costa. Benfica ruma a Londres

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si