O Sporting recebeu, este domingo à tarde, o Sporting de Braga no primeiro de dois jogos 'grandes' do dia na oitava jornada da I Liga, com um empate frente aos minhotos por 1-1 com um golo de Luis Suárez ainda na primeira parte e Rodrigo Zalazar a restabelecer o empate na partida.
O resultado foi construído numa jogada confusa dentro da grande área do Sporting de Braga, quando a bola já parecia ter sido cortada, Luis Suárez acabou por conseguir uma finalização pouco comum, que passa sobre o guardião Lukas Hornicek, que nada conseguiu fazer para evitar o primeiro e único tiro certeiro do encontro para a equipa do Sporting.
No entanto, a decisão do jogo estava guardada para o fim, quando Morten Hjulmand acabou por puzar Lagerbielke na grande área do Sporting, resultando numa grande penalidade assinalada pelo VAR e que Rodrigo Zalazar não desperdiçou, empatando o jogo em Alvalade.
Num regresso dos 'pesos pesados' aos escolhidos de Rui Borges e uma 'fornada' mais refinada de Carlos Vicens da versão vitoriosa do Braga que venceu em Glasgow para a Liga Europa, previa-se um jogo intenso e com várias oportunidades de golo de parte a parte.
Numa primeira parte mais mexida junto às redes de Hornicek, com Luis Suárez a faturar à passagem do minuto 19, foi o Sporting que dominou os primeiros 45 minutos, onde não houve muita razão de relato com exceção do golo marcado pelos leões.
Já na segunda parte, o Sporting de Braga tomou as rédeas no início após o regresso dos balneários, tendo causado muitos calafrios a Rui Silva, que se teve de aplicar muitas vezes para travar remates em cima da linha e ainda de fora da área, colocando em alarme a defensiva leonina.
No entanto, o Sporting voltou a controlar o ritmo do jogo ao longo que este se aproximava do final, não permitindo que o conjunto liderado por Carlos Vicens chegasse perto da baliza da turma de Alvalade, embora com muitas falhas na zona de construção e com passes que pareciam ser de fácil execução a acabarem na posse dos minhotos.
Ainda assim, um 'golpe de teatro' abalou Alvalade perto do final do encontro, quando Morten Hjulmand, capitão do Sporting, puxou deliberadamente o sueco Lagerbielke, defesa do Sporting de Braga, dentro da área leonina e, após uma longa revisão do VAR e de o árbitro Cláudio Pereira ir ao monitor visualizar o lance, foi assinalada uma grande penalidade aos 90+5 minutos.
Na conversão do 'castigo máximo', Rodrigo Zalazar, com a camisola 10 dos bracarenses, colocou os adeptos visitantes em euforia com um golo que dava o empate na partida mesmo no último suspiro.
Com este resultado, o Sporting é quem sai mais prejudicado, ao ficar mais longe do líder FC Porto, que poderá ficar ainda mais longe em caso de vitória no Clássico frente ao Benfica. Já o Sporting de Braga, fica no oitavo lugar da tabela da I Liga, com 10 pontos em oito jogos, ainda a cinco pontos dos lugares de acesso às competições europeias na próxima temporada.
[Notícia atualizada às 21h26]
Leia Também: Varandas responde a Rui Costa e revela conversa com Pedro Proença