Frederico Varandas respondeu, este domingo, a Rui Costa, depois do presidente do Benfica ter afirmado, na última semana, que o Sporting estava a ser beneficiado pelas arbitragens. Em declarações aos jornalistas antes da entrada na Assembleia Geral do Sporting, o líder máximo dos leões fez um "exercício" para contestar as palavras do rival.
"Muito se tem dito que o Sporting controla Liga e Federação. Eu gosto de fazer uns exercícios. Pensem comigo: o atual presidente da federação é benfiquista. O presidente da Liga, que não conhecia até ao momento da candidatura, e que me disseram ser pessoa séria, profissional e íntegra, disseram-me que é benfiquista. Depois, olhando abaixo na estrutura da FPF... o Domingos Paciência e o Toni são grandes sportinguistas. Depois encontramos um sportinguista que é muito falado, Rui Caeiro. Curiosamente, foi vice-presidente de Bruno de Carvalho e, por indicação dos órgãos sociais, foi proposta a sua suspensão enquanto sócio", começou por dizer Frederico Varandas, citado pelo jornal A BOLA, antes de revelar uma conversa com Pedro Proença, presidente da FPF.
"Há pouco tempo estive com o atual presidente da Federação, que também estava perplexo com esta perceção que começa a ser criada. Ele fez o mapeamento das afinidades dos órgãos sociais da FPF, e não é que 38% são afetos ao Benfica e 25% ao Sporting? Isto não preocupa nada o presidente do Sporting, que votou num projeto com pessoas que considera íntegras e sérias, para que não aconteça o mesmo que aconteceu nos últimos 40 anos", vincou o presidente do Sporting.
O que disse Rui Costa?
Esta reação de Frederico Varandas surge em resposta às recentes declarações de Rui Costa em entrevista ao Now, emitida na passada quinta-feira.
"Se acho que o Sporting está a ser beneficiado neste momento? Acho que sim. Se é porque domina as instituições? Não sei se domina ou não domina. Tendo a confiar nas pessoas e espero não me enganar nisso. Mas que alguma coisa temos de fazer para mudar o futebol português... O Benfica não procura ser beneficiado, procura não ser prejudicado. Não vou responder ao presidente do Sporting, vou estar a falar do Benfica e do sentimento interno. Do meu e de todos os adeptos do Benfica. O Benfica está a sentir-se prejudicado", afirmou o presidente das águias.
"No final do campeonato passado, a final da Taça não volto a falar sobre ela, e neste momento... Estamos a discutir o jogo do Estoril? Vamos discutir se é penálti, se não é, se era fora-de-jogo, se não é? Quem disser que não é fora-de-jogo o golo do Sporting, tem de me explicar como é que diz que o golo do Benfica para a Taça um ano antes me tira da final [golo anulado a Di María]. É exatamente igual. E esse já foi fora-de-jogo. É sobre isso que quero explicações, qual é o critério para que umas coisas sejam e outras não sendo elas idênticas", vincou o também candidato às eleições do clube da Luz, agendadas para o próximo dia 25 de outubro.
Leia Também: Rui Costa coloca 'cabeça a prémio' com promessa para FC Porto-Benfica