Rui Costa concedeu, esta quinta-feira, uma entrevista ao canal "Now", no qual aproveitou para projetar o Clássico da oitava jornada, entre FC Porto e Benfica, no Estádio do Dragão.
O atual líder do clube da Luz garantiu que os encarnados vão dar uma valente resposta no terreno do eterno rival. Refira-se que neste século, o Benfica apenas venceu em cinco ocasiões no Estádio do Dragão em jogos para o campeonato.
"Não foram semanas fáceis estas que antecederam este jogo. Ainda assim, por aquilo que tenho visto dos trabalhos e da evolução da equipa, estou bastante confiante", começou por dizer Rui Costa, prolongando o raciocínio.
"Perdemos estes quatro pontos em casa que não deveríamos ter perdido e deixam-nos nesta situação. Mas nenhum campeonato se decide nesta jornada. Temos tido vários episódios ao longo dos últimos anos de alguma distância do 1.º, 2.º e 3.º classificados, mas não me passa pela cabeça e não vou estar a pensar que o jogo não nos vai correr bem, porque não vamos sair do Dragão com 7 pontos de atraso", continuou.
Os encarnados chegam a este jogo moralizados pela exibição diante do Chelsea, na Liga dos Campeões. Apesar da derrota (0-1), José Mourinho mostrou-se satisfeito com os seus comandados, afirmando que a equipa inglesa é "melhor" que o FC Porto.
"Ficámos com a consciência que a resposta foi boa, sobretudo dentro do que estavam a ser as prestações da equipa. Isso dá-nos a preparação psicológica para o jogo do Dragão, que não será fácil", disse Rui Costa, desvalorizando as palavras do 'Special One'
"Pouca gente neste mundo de futebol lhe pode dar lições do que é preparar jogos. Fico agradado que o meu treinador esteja tão otimista para o jogo no Dragão, mesmo sabendo que não é fácil e o que está em jogo. Fico satisfeito com a mensagem do nosso treinador e da confiança com que está para esse jogo. Temos de contar com isso", confessou.
No entanto, este não foi o único tema maior a ser discutido nesta entrevista, com Rui Costa a falar sobre o 'elefante na sala' que é o facto de poder ser necessário 'dar' reforços a Mourinho já em janeiro.
"[Pediu reforços?] Não. Fez um reparo óbvio porque falou das idades dos jogadores. O plantel foi construído também com base em dois jogadores, o Bah e o Manu, que espero que estejam de regresso (em breve), têm duas lesões desde a época passada. Já estão muito perto. O banco, hoje, é jovem por opção nossa. Todo o plantel é jovem. Temos seis jogadores acima dos 25 anos, foi a reestruturação que fizemos no futebol também, alterar a média de idades, trazer competência e futuro ao Benfica. O banco ser jovem é também pela aposta grande do Benfica na formação. Mais cedo ou mais tarde, estes miúdos têm de ir lá para dentro, têm valor para isso", confirmou.
"Temos sempre soluções e arranjámos soluções para isso. Essa é uma das partes que tem sido positiva no Benfica, pese embora se fale muito da parte financeira. É importante que os sócios percebam isto. Por muito que se fale na parte financeira do Benfica, o Benfica está muito estável financeiramente. Os resultados deste ano comprovam isso mesmo. Tivemos grandes inversões neste último exercício. Toda uma estratégia aplicada desde o primeiro dia até hoje. Se precisarmos de melhorar o plantel, estaremos sempre prontos", assumiu o presidente e ainda candidato às eleições do próximo dia 25 de outubro, antes de falar sobre as declarações de Frederico Varandas.
"O presidente do Benfica não tem de responder ao presidente do Sporting, tem de olhar para o futebol português e perceber o que se está a passar. Não é a nossa forma de estar, e muitas vezes até sou condenado por falar menos da arbitragem do que os benfiquistas gostariam que falasse. As coisas estão bem visíveis. Na final da Taça, também disseram e cheguei a ouvir que não viram pisadela nenhuma que tivesse levado a uma expulsão, quando toda a gente viu. Há coisas evidentes, têm havido jogos com muitas evidências sempre para o mesmo lado. O Benfica não pode estar de olhos tapados. O Benfica quer que se melhore o futebol português, que o jogo seja jogado entre os 22 jogadores mais os que vão entrando em campo. Que sejam esses a decidir os jogos, mais ninguém", rematou.
[Notícia atualizada às 23h04]
Leia Também: Oficial: Rui Pedro Braz já tem novo clube e viaja para a Arábia Saudita