Enzo Maresca viveu, na tarde de sábado, um jogo de grandes emoções, ao ver o Chelsea bater o Liverpool (2-1), em duelo da 7.ª jornada da Premier League, com um golo já em período de descontos. O técnico italiano entusiasmou-se de tal forma com o tento de Estêvão que atravessou o relvado para festejar com os jogadores, acabando também por ser... expulso.
Maresca já havia visto um cartão amarelo antes do referido momento e viu, assim, a segunda cartolina da mesma cor, bem como um vermelho.
O árbitro Anthony Taylor não teve alternativa senão expulsar Enzo Maresca, que também seria impedido de comparecer na conferência de imprensa de rescaldo da partida. A razão é simples: o regulamento assim o dita.
Segundo explica o Daily Express, as linhas orientadoras da Football Association, implementadas em 2023, são claras quanto às consequências perante a expulsão de um treinador. No caso de ver um cartão vermelho, qualquer treinador está também impedido de participar nas atividades de imprensa que se seguem ao jogo.
Nesse sentido, o Chelsea teve de enviar Willy Caballero, antigo guarda-redes e atual treinador adjunto dos blues, no lugar de Enzo Maresca para falar aos jornalistas, defendendo a posição do seu líder técnico.
"É um momento especial para qualquer treinador e nenhum consegue guardar aquilo que está a sentir. Infelizmente para o Maresca, ele já tinha um amarelo. Somos todos humanos. Fomos jogadores e adoramos ver isto. Claro que também podemos aprender alguma coisa com isto", começou por dizer Caballero, prosseguindo.
"Ele está bem e está feliz agora. Claro que não pode estar aqui, mas estamos muito felizes por termos conseguido os três pontos nos últimos segundos. Estamos felizes e orgulhosos. Os jogadores fizeram um trabalho fantástico. Agora será uma boa pausa para eles e esperamos poder recuperar alguns jogadores e começar um novo ciclo de jogos com mais energia", rematou o treinador adjunto argentino de 44 anos.
De volta aos triunfos
O triunfo diante do Liverpool colocou um ponto final na série negativa do Chelsea na Premier League. Os blues estavam há três jornadas consecutivas sem ganhar e por essa razão perderam o 'comboio' da liderança.
Moises Caicedo colocou o Chelsea na frente do marcador, através de um pontapé fantástico, mas Cody Gakpo empatou a partida no segundo tempo. Antes do apito final, surgiu o golo de Estêvão, ex-Palmeiras, que valeu os três pontos e o regresso aos triunfos.
Feitas as contas, o Chelsea soma agora 11 pontos em 21 possíveis, ao cabo das primeiras sete jornadas, ficando a cinco do líder Arsenal. Na próxima ronda, os azuis de Londres vão deslocar-se ao reduto do Nottingham Forest, adversário do FC Porto na Liga Europa.
Por seu turno, o campeão Liverpool somou a segunda derrota consecutiva e encontra-se no segundo posto, com 15 pontos. Na 8.ª ronda está agendado um duelo com o Manchester United, de Ruben Amorim, em Anfield.
O embate está agendado para dia 19 de outubro. Até lá serão as seleções a tomar conta de todas as atenções com uma nova dupla jornada de qualificação para o Mundial'2026.
Confira a fotogaleria com o momento da expulsão de Maresca.
Leia Também: Estêvão veste capa de herói e dá vitória ao Chelsea sobre o Liverpool