Nenhum dos três grandes ficou a rir se um rival na sexta jornada do campeonato nacional de andebol. Sporting, FC Porto e Benfica somaram por vitórias os respetivos jogos disputados este sábado e continuam taco a taco na discussão pelos primeiros lugares da tabela classificativa. Se uns sofreram mais, outros pouparam e conseguiram sorrir.
O campeão em título Sporting prolongou o pleno de vitórias na competição, triunfando em Braga na ida ao recinto do Arsenal da Devesa, por 22-42.
Ricardo Costa apostou em seis jogadores da formação sub-20, mas o clube verde e branco entrou com tudo e conseguiu conquistar larga vantagem relativamente cedo. Os minhotos tiveram grandes dificuldades para contrariar o poderio leonino e foram para o tempo de intervalo com dez golos de desvantagem. Na segunda metade, o ritmo baixou ligeiramente, mas o domínio leonino manteve-se.
Carlos Álvarez foi o atleta mais concretizador do lado leonino, registando nove golos. Houve ainda espaço Pedro Velasco e Miguel Figueiredo, ambos de 17 anos, se estrearem a marcar.
Benfica tremeu em Guimarães
Também a norte do país, o Benfica teve muitas dificuldades para vencer em casa do Vitória SC por 31-32. Numa partida muito equilibrada ao longo dos 60 minutos regulamentares, as águias lideravam ao intervalo por 17-19.
Na segunda parte, os encarnados chegaram a ter uma vantagem confortável, ao chegar ao sete golos de diferença (20-27), mas a boa reação dos vitorianos fez o resultado ficar em aberto até ao apito final do árbitro.
Bélone Moreira e Reinier Taboada destacaram-se do lado dos lisboetas, com sete golos. No conjunto de Guimarães, Tiago Sousa foi o principal marcador do encontro, com 13 golos.
FC Porto triunfa na Póvoa de Varzim
Menos de três dias após o triunfo sobre o FC Gaia, o FC Porto confirmou o seu favoritismo e fechou a sexta jornada do campeonato com um triunfo na Póvoa do Varzim ante o Póvoa AC por 26-35.
Com apenas uma alteração na convocatória face ao jogo de quarta-feira, os comandados de Magnus Andersson impuseram-se perante os de Carlos Resende e mantiveram a perseguição ao primeiro lugar.
Os portistas mantiveram a baliza inviolável durante os primeiros sete minutos e marcaram somente três nos primeiros dez (2-3), mas a partir daí tudo mudou. O FC Porto acelerou e construiu uma vantagem de cinco golos (2-7), que cresceu até ao intervalo (9-19).
Apesar de já terem o jogo praticamente ganho ao intervalo, os azuis e brancos não tiraram o pé do acelerador. Os poveiros bem tentaram reduzir a desvantagem, mas a margem de tentos manteve-se sempre a rondar os dois dígitos.
Em termos individuais, destaque para a prestação de António Martínez, que terminou a partida como melhor marcador do encontro, com sete tentos apontandos.
Contas feitas, o Sporting segue na liderança da competição com 18 pontos, mais dois do que o FC Porto e o Benfica que fecham o pódio.
Na próxima jornada, o Sporting vai receber o FC Gaia no Pavilhão João Rocha. O Benfica receberá o Águas Santas e o FC Porto defronta o Avanca.
Leia Também: Tetracampeão Benfica começa em força. FC Porto derrota recém-promovido
Leia Também: Sporting, FC Porto e Benfica somam e seguem no campeonato de andebol