O nome de Gonçalo Oliveira está na lista de alvos do Barcelona. O jovem defesa do Benfica ainda não teve a oportunidade de se estrear pela equipa principal, mas já vai somando interessados com o emblema blaugrana a ter estado já numa reunião informal, adiantou o SPORT na noite de quinta-feira.
Segundo detalha o jornal catalão, Deco, antigo internacional português e diretor desportivo do Barcelona, esteve reunido com Carlos Gonçalves e António Casanova, empresários da Pro Eleven.
A reunião foi apenas informal, mas falou-se do futuro de Gonçalo Oliveira, que é visto como um "jogador canhoto, com grande projeção que está na formação mas inserido na dinâmica da equipa principal".
"O seu rendimento não está a passar despercebido e vários técnicos do clube português consideram-no uma das maiores promessas da academia", descrevem os catalães.
No entanto, ressalva o SPORT, a reunião teve uma duração muito curta e nada ficou decisivo quanto a uma possível investida do Barcelona. O clube blaugrana não tem pressa em reforçar a zona central da defesa. Os responsáveis dos culés não vão avançar para qualquer reforço sem uma análise detalhada por parte da área de scouting e sem o aval de Deco, sendo que não têm qualquer pressa.
Significa isto que não existe qualquer negociação em curso entre Barcelona e Benfica. A intenção do Barça é, sim, seguir de perto alguns talentos do futebol europeu e antecipar-se à concorrência no momento certo.
Eusébio Cup para recordar
Apesar de não ter qualquer jogo oficial ao serviço da equipa A do Benfica, Gonçalo Oliveira já se estreou no Estádio da Luz, sendo suplente utilizado na última edição da Eusébio Cup, disputada frente ao Fenerbahçe.
O então treinador Bruno Lage lançou o jovem de 19 anos já perto do apito final, Gonçalo Oliveira rendeu o capitão Nicolás Otamendi aos 84 minutos.
No entanto, e perante a concorrência do internacional argentino, bem como de Tomás Araújo e António Silva, Gonçalo Oliveira dificilmente terá oportunidades para jogar com regularidade na equipa agora comandada por José Mourinho.
Até lá, Gonçalo Oliveira vai somando minutos com Nélson Veríssimo na equipa B, tendo já disputado três jogos nesta temporada. Ao mesmo tempo, o jogador natural de Lisboa também já esteve em ação na UEFA Youth League, frente ao Qarabag, não saindo do banco de suplentes diante do Chelsea.
Formado no Seixal
Gonçalo Oliveira é mesmo um jogador com ADN Seixal a 100%. Chegado ao Benfica Campus em 2012, o jovem jogador foi passando por diversos escalões antes de chegar ao Benfica B, em 2023/24.
Para lá da equipa secundária e dos sub-19, o defesa canhoto também foi utilizado na equipa de sub-23, que compete na Liga Revelação.
Resta, agora, saber se Mourinho vai olhar para a formação no futuro próximo e começar a dar minutos a Gonçalo Oliveira.
Leia Também: 'Provocação' de Mourinho ao FC Porto causa alarme: "Desnecessário"