O Benfica prepara-se para jogar o primeiro Clássico da temporada, este domingo, no terreno do FC Porto, a contar para a oitava jornada da I Liga.
A partida segue-se à nova derrota (0-1) dos encarnados na fase de liga da Liga dos Campeões. No entanto, a imagem deixada diante do Chelsea, no Stamford Bridge, foi do agrado de José Mourinho, que sofreu o primeiro desaire ao quarto jogo no comando técnico.
Antes da pausa internacional para as seleções, na sua maioria envolvidas na fase de qualificação para o Mundial'2026, o Benfica tem novo teste de exigência, num terreno historicamente complicado. Neste século, o clube da Luz venceu apenas em cinco ocasiões no Estádio do Dragão para o campeonato. A mais recente vitória aconteceu na época passada, com uma ampla goleada (4-1) aplicada.
Em 2025/26, o FC Porto volta a ter o estatuto de favorito para o jogo, sendo que um triunfo permitirá os azuis e brancos colocarem o eterno rival a sete pontos da liderança.
Em conversa exclusiva com o Desporto ao Minuto, Álvaro Magalhães projetou um duelo, que poderá marcar o que resta da temporada dos vice-campeões nacionais.
"Para este jogo, o Benfica terá de repetir a fórmula da Liga dos Campeões. José Mourinho já começou a colocar os jogadores nas suas devidas posição e a equipa esteve bem, confortável. Nos Clássicos, nem sempre quem está no melhor momento vence. Neste tipo de jogos, a atitude, a vontade de ganhar serão fundamentais", começou por dizer a antiga glória do clube da Luz, com mais de 260 partidas realizadas.
No final do jogo com o Chelsea, José Mourinho deixou uma 'provocação' ao FC Porto, afirmando que a inglesa inglesa é "melhor" do que a formação liderada por Francesco Farioli, que não quis responder ao homólogo antes do jogo do emblema da Invicta com o Estrela Vermelha, para a Liga Europa.
"Considero que são palavras desnecessárias. Estás a espicaçar um adversário, que já está moralizado. Eles sabem que vão ter pela frente um candidato ao título e esta comunicação do José Mourinho não é a mais adequada, ainda por cima quando ainda não está presente o seu cunho no Benfica. De momento, o FC Porto é a melhor equipa portuguesa, com mais ritmo competitivo. Escolheu a dedo os jogadores para o seu treinador e vão jogar em casa. Vão dar tudo", alertou Álvaro Magalhães.
Tudo ou nada para o Benfica?
O agora treinador de futebol salientou ainda que o jogo no Dragão terá consequências.
"O mês de outubro agora começou e o Benfica joga uma cartada importante na época. Se sair do Dragão com sete pontos de desvantagem para o primeiro lugar, não digo que acabou o campeonato, mas será muito complicado e terão de torcer por vários 'azares' no adversário. Os próprios benfiquistas vão desacreditar na conquista do título."
Lamento por Victor Froholdt
"O importante será não perder, sem dúvida. No entanto, se conquistarem a vitória, tudo muda, será 'ouro sobre azul'. A força que virá de fora vai alimentar o ego da equipa e o seu próprio futebol vai melhorar. Os jogadores vão finalmente libertar-se. A batalha do meio-campo será fulcral. O Victor Froholdt é impressionante. O Benfica sempre teve sucesso no mercado nórdico e não percebo como não chegou a este jogador. Será alvo de atenção, mas cuidado com toda dinâmica ofensiva do FC Porto. São muito fortes", finalizou o antigo internacional português, em 20 ocasiões.
Leia Também: Atriz afirma que filho foi vítima de bullying por treinador do Benfica
Leia Também: Supercomputador prevê Champions. Sporting sorri... Benfica nem por isso