Adquirido ao Sporting, no passado mercado de transferências de verão, a troco de uma verba na ordem dos 65 milhões de euros (que pode superar a barreira dos 76 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos desportivos), Viktor Gyokeres tarda a tornar-se numa figura unânime, ao serviço do Arsenal.
Esta quarta-feira, o internacional sueco alcançou aquele que foi o sexto jogo consecutivo sem marcar um único golo, ainda que tenha disputado os 90 minutos do triunfo conquistado no embate com o Olympiacos, no Emirates Stadium, por 2-0, em duelo a contar para a segunda jornada da fase de liga da Liga dos Campeões.
Na conferência de imprensa que se seguiu ao apito final, no recinto londrino, o treinador dos gunners, o espanhol Mikel Arteta, disse, ainda assim, não ter dúvidas de que será apenas uma questão de tempo até que este volte a 'fazer estragos'.
"Aquilo que eu sinto é que ele está a fazer coisas melhores a cada jogo que passa. Hoje, viu-se negados, por algumas vezes. Numa delas, foi devido aos bloqueios, e, noutra, atirou ao poste, mas penso que, no plano global, a exibição dele foi excecional", começou por afirmar, em declarações reproduzidas pelo portal britânico Football.London.
"Uma vez mais, os índices de trabalho dele foram bastante bons, e, sim, queremos que ele marque golos, mas, se não o fizer, pelo menos, que faça tudo aquilo que tem feito pela equipa, porque está a ajudar muito", prosseguiu.
"Penso que temos de jogar de acordo com as nossas qualidades, e, quando temos na frente jogadores que também têm velocidade, com aquele 'timing' nas corridas, que conseguem ativar isso mesmo, temos de aproveitá-los, a 100%. Ele fez isso, contra o Newcastle [triunfo, em St. James' Park, por 1-2], e esse é um tipo de jogo que eu quero da parte dele", completou.
'Mira' apontada ao West Ham
Mikel Arteta recusou garantir, ao certo, quando é que Viktor Gyokeres irá regressar aos golos, mas não escondeu estar a torcer para que seja já no próximo sábado, pelas 15h00 (hora de Portugal Continental), no tão aguardado dérbi londrino da sétima jornada da Premier League, perante o West Ham, no Emirates Stadium.
"Não sei, mas espero que sim, que seja já no sábado", apontou. Essa será, certamente, também a esperança do próprio internacional sueco, que já não sabe o que é 'sacar da máscara' desde o passado dia 13 de setembro, quando fez o gosto ao pé, no categórico triunfo conquistado na receção ao Nottingham Forest, por 3-0.
O caso ganha contornos mais preocupantes se tivermos em conta que, retirando da equação o duelo com os reds, o jogador de 27 anos de idade só marcou num outro duelo com a camisola dos gunners. Foi a 23 de agosto, quando contribuiu com dois remates certeiros para a goleada aplicada ao Leeds United, por 5-0.
Números escassos para um avançado que chegou à capital inglesa com 'fama' de goleador, depois de ter marcado 97 golos (e efetuado 27 assistências) nos 102 jogos que realizou nas duas últimas temporadas, ao serviço do Sporting.
Leia Também: Penálti anulado a Gyokeres gera discussão: "VAR não se devia ter metido"