Procurar

Passado em Londres e a ambição de vencer. Tudo o que disse José Mourinho

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de antevisão ao encontro entre o Chelsea e o Benfica, que tem apito inicial marcado para esta terça-feira, a contar para a Liga dos Campeões.

Passado em Londres e a ambição de vencer. Tudo o que disse José Mourinho

© SL Benfica

Davide Rodrigues Araújo
29/09/2025 18:45 ‧ há 2 dias por Davide Rodrigues Araújo

José Mourinho falou, já em Londres, para fazer a antevisão do jogo europeu entre o Chelsea e o Benfica, a contar para a segunda jornada da fase de liga única da Liga dos Campeões e que marcará o seu regresso a Inglaterra e a um clube que bem conhece.

 

Não tendo ainda perdido no comando técnico das águias, o treinador português irá tentar manter esse registo em casa do vencedor da última edição do Campeonato do Mundo de Clubes.

Sobre o passado do Benfica frnete ao Chelsea, Mourinho foi diretoaos números,  "Não me parece que o Benfica tenha jogado assim tantas vezes aqui... Se falássemos de 10 jogos, nove derrotas e um empate... Mas o Benfica jogou quatro vezes com o Chelsea cá... A final europeia perde no prolongamento... Não me agarro muito a esses números. Normalmente, as equipas portuguesas não têm grandes resultados contra os ingleses porque os ingleses são fortes", referiu.

Confira, abaixo, as declarações do treinador José Mourinho antes do jogo entre o Chelsea e o Benfica, com o Desporto ao Minuto.

Leia Também: "Benfica? Infelizmente, os jogos que comecei a ver foram com Bruno Lage…"

Destaques

  • há 2 dias
Em direto

Em direto

Termina a conferência de imprensa

Davide Rodrigues Araújo há 2 dias

José Mourinho dá por terminada a conferência de imprensa de antevisão ao jogo que terá início esta terça-feira, a partir das 20h00, que poderá acompanhar, em direto, com o Desporto ao Minuto.

A vida de Mourinho desde que chegou ao Benfica

Davide Rodrigues Araújo há 2 dias

"Como pessoa, nada muda. O facto de estar em Portugal, de estar agora perto de casa... Tenho dormido muitas vezes no Benfica Campus. Até lhe digo uma coisa que vai ser interessante para os portugueses: só tive uma sessão de treinos com o grupo completo. Nas outras, uns estavam a recuperar, uns não estavam por outra razão. Não tenho tido tempo... Só tenho tentado preparar os jogos, ajudar os jogadores. Amanhã vamos jogar, quarta-feira voltaremos para Lisboa, e vai ser a primeira vez que vou dizer 'vão para casa, até amanhã'. Aconteceu pela primeira vez quando fui para o Tottenham. É uma situação muito complicada. Há pouco tempo para pensar, nem penso em mim."

Palavras de Joe Cole sobre Mourinho

Davide Rodrigues Araújo há 2 dias

"O Joe Cole fala sempre bem de mim... Mesmo que eu cometa um erro, o Joe é o meu menino. Apoiamo-nos sempre. Vou sempre dizer que o Joe Cole é o melhor jogador da história. É algo que foi construído e fica para sempre. A Liga dos Campeões é muito mais difícil do que o Mundial de Clubes, mas o Chelsea tem potencial para o conseguir vencer, sim."

Chelsea com nova direção

Davide Rodrigues Araújo há 2 dias

"Não sei qual é o modelo, nunca estudei este novo modelo. Houve um período onde, mesmo vendo de fora, colocava algumas questões. Parecia que o Chelsea tinha perdido a identidade. Mas o que aconteceu na última época voltou a colocar o Chelsea no rumo certo. Deram a responsabilidade ao Enzo [Maresca], ele impôs as suas ideias, e ganhou a Liga Conferência, que é uma competição fácil para um clube tão grande. E, depois, no Mundial de Clubes... As pessoas podem dizer que a Liga dos Campeões é muito mais importante, e eu também o digo, mas aquele símbolo [de campeão] significa muito. Parabéns ao Chelsea por isso. Construiu uma base de confiança e até eu o sinto. O meu filho vem cá todas as semanas e sabe que o sentimento é diferente. Aquele período menos bom foi de muitas dúvidas. Agora há confiança. Acho que o Chelsea está de volta."

Alegadas quebras no fairplay financeiro foram com Mourinho no Chelsea

Davide Rodrigues Araújo há 2 dias

"E no Manchester City? Não sei nada sobre isso. Não sei quais são as acusações..."

Razão da escolha da ida para o Chelsea

Davide Rodrigues Araújo há 2 dias

"Nessa altura, tinha opções diferentes. Até aqui na Premier League. Foi um casamento feliz. A razão pela qual voltei uma segunda vez foi porque tinha sido muito feliz na primeira. E, como disse, sou importante na história do Chelsea e o Chelsea na minha. Acho que foi uma decisão fantástica que tomei na altura. Dizer que foi a melhor? Posso dizer quais foram as piores, claramente. Mas boas decisões tomei muitas."

'Conflito' com o Chelsea no Manchester United

Davide Rodrigues Araújo há 2 dias

"Uma vez, as pessoas acharam que eu estava a reagir de forma provocatória [enquanto treinador do Man. United]. Sarri portou-se muito bem e o Chelsea também. No banco toda a gente pode ter comportamentos menos bons. No final, nada aconteceu. Na rua, pedem-me sempre fotografias..."

Voltar um dia ao Chelsea?

Davide Rodrigues Araújo há 2 dias

"Nunca se sabe... Ao fim de 25 anos, esperava voltar a Portugal para treinar a Seleção, não o Benfica. E agora estou aqui. Não tenho projetos de carreira. Tento pensar o que pode acontecer ou o que não pode acontecer. O mais importante é: onde quer que esteja, tento fechar esse capítulo. Agora estou no Benfica e estou muito feliz. Tenho uma grande responsabilidade. Já são muitos anos, de idade e de futebol. O Benfica é um clube gigante e a responsabilidade é gigante por várias razões. Vocês conhecem-me, sabem como sou. Vamos a isso amanhã. Até ao início do jogo será o 'meu' Chelsea, durante o jogo é o 'meu' Benfica."

Melhor da história do Chelsea?

Davide Rodrigues Araújo há 2 dias

"O Chelsea é uma máquina vencedora que, ao longo dos últimos anos, não conseguiu conquistar troféus. O Chelsea ganhou antes de mim, continuou a ganhar, e depois houve uma transformação. Novas equipas, novos treinadores... O Chelsea é uma máquina de vencer. Eu sou o maior até alguém ganhar quatro, sim."

O impacto de Mourinho no Chelsea

Davide Rodrigues Araújo há 2 dias

"Serei sempre azul. Sou parte da história do Chelsea e eles da minha. Ajudei o Chelsea a ser um clube maior e eles ajudaram-me a ser um treinador maior. Quando disse que já não sou azul, acho que entendem. Estou a falar do trabalho que tenho, do que tenho de fazer amanhã. Não há muitos clubes que tenham este hábito das fotografias. Muitos têm medo do que aconteceu no passado, parece que querem apagar as pessoas. E isso mostra que o Chelsea é um grande clube."

Sobre o jogo do Dragão e sobre a AG...

Davide Rodrigues Araújo há 2 dias

"Faça-me essa pergunta amanhã depois do jogo..."

Assinar um 0-0 antes do jogo

Davide Rodrigues Araújo há 2 dias

"[Assinava um 0-0 antes do jogo?] Não... Se calhar, ao minuto 88, assinava três vezes. Depende do jogo. Digo sempre que o empate é ótimo se o adversário for muito melhor. Se o Chelsea nos dominar, se não nos deixar jogar, o empate assina-se com grande alegria. Quando o jogo não começou... E não estamos a falar de um 'mata-mata', estamos a jogar a pontos. E qualquer ponto serve neste tipo de formato, ajuda a atingir, quanto mais não seja, o segundo objetivo. Vamos jogar."

O formato da Champions

Davide Rodrigues Araújo há 2 dias

"A primeira vez que joguei Champions como assistente do senhor Robson, ainda era o formato onde o 'mata-mata' era o início, depois era fase de grupos, depois meias-finais a uma mão no campo daquele que tivesse acabado em 1.º lugar no grupo... Nessa meia-final foi Barcelona-FC Porto e Milan-Monaco. Depois passámos para outro formato e agora estamos neste. Quando fui campeão europeu a primeira vez, era aquele formato que durou mais tempo. Havia alturas em que só havia uma equipa por país... Depois começou-se a alargar para dar de comer a mais gente e a federações mais importantes. Este formato ainda estou a aprender a conhecê-lo. Há tanto tubarão a nível económico que, cada vez mais, é difícil para as equipas portuguesas. O Benfica é um gigante, um gigante. Equiparo-o ao nível histórico e social aos maiores clubes da Europa, muito maior do que clubes que, economicamente, são muito mais fortes do que o Benfica. Neste momento, há clubes muito poderosos. Mas podemos competir com eles no jogo. E é por isso que, na resposta ao seu colega, se assinava um empate, não assino nada. Vamos jogar, competir e tentar ganhar."

"Lukebákio vai jogar de início"

Davide Rodrigues Araújo há 2 dias

"Ele vai jogar. Vai jogar de início, não sei quanto tempo, veremos amanhã consoante a intensidade que o jogo vai pedir. Mas começa, prefiro dessa forma."

Passado frente ao Chelsea

Davide Rodrigues Araújo há 2 dias

"Não me parece que o Benfica tenha jogado assim tantas vezes aqui... Se falássemos de 10 jogos, nove derrotas e um empate... Mas o Benfica jogou quatro vezes com o Chelsea cá... A final europeia perde no prolongamento... Não me agarro muito a esses números. Normalmente, as equipas portuguesas não têm grandes resultados contra os ingleses porque os ingleses são fortes. É o pragmatismo da coisa. Têm intensidade maior, mais tempo de jogo útil. Em Portugal há muita paragem, muita equipa que, em vez de jogar, prefere que o adversário não jogue. Aqui há um nível acima em diferentes parâmetros. Mas claro que acredito."

Admiração por Pedro Neto

Davide Rodrigues Araújo há 2 dias

"Claro que gostava [de tê-lo no Benfica]... É um dos melhores alas do Mundo. O Roberto, na Seleção, é um privilegiado. Tem não só o Pedro, mas uns quatro ou cinco jogadores semelhantes. Aqui no Benfica não temos tanto desse perfil. Claro que gostaria de o ter. Mas está numa realidade completamente diferente a nível económico e é para esquecer. Desejar-lhe como sempre o melhor, que não tenha as lesões que nos últimos anos foram impeditivas, e que amanhã não faça obviamente um grande jogo. Desejo-lhe o melhor e agradeço as palavras dele. As sensações de chegar aqui não foram tão profundas porque vivo mesmo aqui, passo praticamente aqui todos os dias quando estou em Londres. Conheço-me bem. Joguei muitas vezes contra anteriores equipas [do Chelsea], o Benfica será o quarto clube com o qual venho aqui. É um estádio onde não sentirei nenhum tipo de antagonismo, penso eu. Mas também não me faria mal nenhum. Temos objetivos diferentes. Consigo isolar-me sem problema."

A razão do treino totalmente aberto

Davide Rodrigues Araújo há 2 dias

"O trabalho foi não trabalho. Mas esse trabalho/não trabalho era o que os jogadores mais precisavam. Finalmente tiveram três dias entre jogos. Desde que cheguei, foram sempre dois dias entre jogos e, quando isso começa a acumular, chegámos ao último jogo com o Gil Vicente em grandes dificuldades. Alguns jogadores mesmo com luzes vermelhas nos dados que temos. Finalmente tivemos três dias de não trabalho. Trabalho de organização tática para amanhã é mais passivo do que ativo. Hoje gostaria de ter treinado no Seixal mas não foi possível por logística. E hoje tinha duas opções: ou o treino era aberto, vocês estavam lá e não podia trabalhar taticamente. A segunda opção era 15 minutos abertos, sem vocês aí, mas com as câmaras que pus lá há 15 anos... Penso que os jogadores têm grande concentração em tudo o que falámos e analisámos. Tentaremos estar no melhor possível. Se acredito mais neste trabalho ou no de campo? Não tem comparação possível, acredito muito mais no de campo. Mas acho que teremos princípios de organização. E acho que, quando isso acontece, temos possibilidade de discutir o jogo."

Regresso a casa na Liga dos Campeões

Davide Rodrigues Araújo há 2 dias

"Sim, estou em casa, mas já joguei aqui com o Tottenham, Man. United, Inter... E durante 90 minutos, nem eu pensei por um segundo onde estava, com quem estava a jogar... Como dizem eles, 'I'm not a blue anymore'. Sou vermelho e quero ganhar."

A dimensão europeia do Benfica

Davide Rodrigues Araújo há 2 dias

"Ter dimensão europeia não significa pensar em ganhar a competição de imediato, estamos tão longe disso. Até porque acabou de começar. Pensar nisso faz-nos mal. Estamos numa fase em que cada ponto é fundamental. Num formato em que todos nós temos pouca experiência. O ano passado joguei na Liga Europa e conheço o formato, mas é um bocadinho estranho. É uma classificação com tantas equipas com as quais não se joga contra. Cada ponto é fundamental e acho que ninguém me levará a mal se disser que, olhando para o calendário, os 3 pontos para o Qarabag seriam a base da construção. Estamos numa situação mais complicada em função disso, mas partimos para cada jogo com a intenção de os conseguir."

Tipo de jogo esperado por Mourinho

Davide Rodrigues Araújo há 2 dias

José Mourinho

"Eu acho que, muito mais que os primeiros 20 minutos, vão ser duas equipas que vão querer ganhar. Não acredito que o Chelsea jogue para outra coisa que não ganhar. Jogam em casa, perderam o primeiro jogo. Nós, por identidade como clube e por aquilo que quero ir incutindo à equipa, não haverá estádio ou adversário que nos faça pensar de outra forma. Obviamente que temos de defender bem para ganhar o jogo, mas o objetivo é tentar ganhar o jogo. Eles perderam em Munique num calendário muito mais acessível que o nosso, o nosso é muito mais complicado. Os pontos que perdemos foram uns que se pensava que íamos somar e vamos ter de ir em busca de pontos em todos os sete jogos que iremos disputar. Se é mais difícil o Chelsea em Stamford Bridge ou no Estádio da Luz, não consigo dizer qual é mais possível ou menos possível de lutar pelos pontos, mas amanhã temos de ir por eles."

Como jogador, o que espera do Chelsea?

Davide Rodrigues Araújo há 2 dias

"O Chelsea é um grande clube, nós temos de estar preparados porque eles estão a jogar em casa, vai ser um jogo sentimental para o treinador, mas vamos tentar fazer o que o mister nos mandar, mas o objetico é claroo: conseguir os três pontos."

Altura de mudança para o jogador e para o clube

Davide Rodrigues Araújo há 2 dias

"Sinto-me muito bem, muita coisa mudou, é um novo clube, estou muito feliz e o clube recebeu-me muito bem. Agora tenho um novo treinador, um dos melhores do mundo, mas não o digo por estar ao meu lado, mas é mesmo [risos]. É um sonho para mim, todos os jogadores querem um treinador deste nível, e estou ansioso por aprender."

Lukebakio com 'tanque' cheio?

Davide Rodrigues Araújo há 2 dias

Dodi Lukebakio

"Acho que tem aqui o treinador, pode-lhe perguntar. Eu sou jogador e estou apenas a tentar dar o meu melhor. Se ele achar que estou pronto, e que posso jogar não sei quanto tempo, ele é experiente e saberá. O meu trabalho aqui é fazer o que posso."

Aí está a 'mini-comitiva' do Benfica

Davide Rodrigues Araújo há 2 dias

José Mourinho e Dodi Lukebakio chegam à sala de imprensa do Stamford Bridge, onde irão responder às questões dos jornalistas presentes.

José Mourinho será acompanhado por Dodi Lukebakio

Davide Rodrigues Araújo há 2 dias

O jogador escolhido pelos encarnados para participar na conferência de imprensa será o mais recente reforço Dodi Lukebakio.

Início de cobertura

Davide Rodrigues Araújo há 2 dias

Boa tarde. Começamos a cobertura da conferência de imprensa de José Mourinho em antevisão ao jogo entre o Chelsea e o Benfica, que terá início nos próximos momentos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si