A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da manhã desta segunda-feira, que Roberto Martínez irá tornar pública a nova lista de convocados da principal seleção nacional, na próxima sexta-feira, dia 3 de outubro, pelas 12h30 (hora de Portugal Continental).
A conferência de imprensa irá realizar-se na Cidade do Futebol, em Oeiras, sendo que as opções do treinador espanhol dirão respeito à dupla jornada da fase europeia de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2026, na qual a equipa das quinas terá pela frente República da Irlanda (às 19h45 de 11 de outubro) e Hungria (à mesma hora de 14 de outubro), em ambas as ocasiões, no Estádio José Alvalade, a 'casa' do Sporting.
Portugal, recorde-se, encontra-se, neste momento, na liderança isolada do Grupo F, com seis pontos conquistados em seis possíveis, graças aos triunfos já conquistados sobre a Arménia (no Vazgen Sargsyan Republican Stadium, por categóricos 0-5) e a Hungria (na Puskás Aréna, de forma mais 'sofrida', por 2-3).
Segue-se a Arménia, no segundo lugar, com três pontos, e, logo atrás, Hungria e República da Irlanda, com um ponto cada. Na ronda europeia de qualificação para o Mundial'2026 (que terá lugar nos Estados Unidos da América, no México e no Canadá), recorde-se, só o primeiro classificado de cada grupo segue, automaticamente, para a fase final.
Os segundos classificados são remetidos para um playoff de apuramento, ao passo que todos os restantes ficarão, imediatamente, arredados daquela que é a maior competição de seleções do futebol planetário.
Luís Freire também vai divulgar os eleitos
Imediatamente após o final da conferência de imprensa levada a cabo por Roberto Martínez, a Cidade de Futebol, em Oeiras, irá receber uma outra. Neste caso, a de Luís Freire, que irá divulgar as opções para mais uma dupla jornada de qualificação para o Campeonato da Europa de sub-21, que terá lugar na Albânia e na Sérvia, em 2027.
Neste caso, Portugal tem encontros agendados com Bulgária (às 19h30 de 10 de outubro, no Estádio Municipal de Portimão) e Gibraltar (às 18h00 de 14 de outubro, no Europa Point Stadium), nos quais irá procurar dar continuidade aos bons apontamentos deixados na estreia.
A equipa das quinas entrou nesta 'corrida' com o 'pé direito', ao derrotar, primeiro, o Azerbaijão (no Estádio Cidade de Barcelos, por 5-0), e, depois, a Escócia (no Fir Park, por 0-2), registo que lhe vai valendo a liderança do Grupo B, com os mesmos seis pontos da República Checa. Seguem-se Bulgária (com quatro pontos), Azerbaijão (com um), Gibraltar e Escócia (ambos ainda a 'zeros').
Tal como acontece com os 'graúdos', no Mundial'2026, também a formação de sub-21 sabe, de antemão, que só a primeira posição irá valer-lhe um 'bilhete' direto para o Euro'2027. O segundo classificado também lá poderá chegar, mas só mediante a participação num playoff, ao passo que todos os restantes ficarão, imediatamente, afastados.
Leia Também: Mundial'2030 discutido na Trump Tower. Portugal pode receber 'revolução'