Procurar

Estrela Vermelha, um mar de incertezas (e sotaque luso) para o FC Porto

Conjunto de Belgrado visita o FC Porto já amanhã, quinta-feira, para a Liga Europa, naquilo que será um duelo inédito entre os dois clubes. Com velhos conhecidos do futebol português, o Estrela Vermelha já derrotou, em tempos, Benfica e Sporting de Braga.

Estrela Vermelha, um mar de incertezas (e sotaque luso) para o FC Porto

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
01/10/2025 06:20 ‧ há 6 dias por Francisco Amaral Santos

Desporto

Liga Europa

O FC Porto centra baterias no duelo com o Estrela Vermelha, agendado para quinta-feira, para a Liga Europa, antes do Clássico com o Benfica no domingo. Francesco Farioli quer os jogadores apenas focados no embate com a formação de Belgrado, sendo que em causa está um duelo... inédito. 

 

Afinal de contas, FC Porto e Estrela Vermelha nunca se defrontaram em jogos oficiais, mas o histórico da equipa sérvia frente a adversários portugueses serve de alerta, num mar de incertezas para o treinador italiano. 

Na verdade, o octacampeão da Sérvia apenas defrontou Benfica e Sporting de Braga, sempre nas provas da UEFA, e os resultados mostram um equilíbrio dominante: três derrotas, três empates e duas vitórias

Na última temporada, o Estrela Vermelha recebeu o Benfica em casa, em jogo da fase de liga única da Champions, e foi derrotado (1-2), sendo que, na época anterior, havia somado um empate e uma vitória, frente ao Sp. Braga. 

Antes disso, destaque para outros três jogos contra os minhotos, entre 2005 e 2007, e os restantes dois perante as águias, na Taça dos Campeões em 1984, com o Benfica a seguir em frente, no conjunto das duas mãos da 1.ª ronda. 

O que espera o FC Porto?

A equipa técnica de Francesco Farioli terá, assim, este histórico em conta, na hora de afinar a estratégia para a segunda jornada da Liga Europa. O treinador italiano de 36 anos até deverá fazer uma gestão dos jogadores, porque, três dias depois, há um duelo com o Benfica, mas o objetivo passará sempre por uma vitória caseira que mantenha o registo imaculado dos dragões na segunda prova da UEFA. 

No entanto, também há que ter em conta o momento de forma do Estrela Vermelha, equipa que, nesta temporada, apenas sofreu uma derrota, num total de 15 jogos. O conjunto sérvio até esteve na luta pelo acesso direto à Liga dos Campeões, mas acabou por cair, de forma surpreendente, aos pés do Pafos, e foi relegado para a Liga Europa. 

Foi, de resto, nessa pré-qualificação que sucedeu a única derrota, precisamente, na Sérvia, sendo que, no campeonato e na Liga Europa, o registo é 100% vitorioso. 

No último domingo a formação orientada por Vladan Milojevic até esteve muito perto de averbar o primeiro desaire no campeonato, ante o Radnicki 1923, mas conseguiu dar a volta ao marcador, com dois golos depois dos 90 minutos, numa noite onde alinhou toda a segunda parte com menos um jogador em campo. 

Não falham 'velhos conhecidos' 

O jogador expulso foi Bruno Duarte, avançado brasileiro que já passou por Portugal, vestindo a camisola de Farense, por uma temporada, e Vitória SC, durante três anos. O jogador de 29 anos é uma das principais 'armas' do Estrela Vermelha, e, nesta época, já leva seis golos marcados, depois de ter chegado aos 20 remates certeiros, em 2024/25. 

Mas há mais 'velhos conhecidos' do futebol português no Estrela Vermelha. Na baliza, mora um nome ímpar no universo do Sp. Braga. Matheus Magalhães defendeu as redes minhotas durante 10 anos, antes de sair, a título definitivo, no último verão, rumo à Sérvia. 

O guardião brasileiro, que tem também nacionalidade portuguesa, assumiu-se como titular, mas o registo de golos sofridos está longe de ser um sucesso: 12 golos em 13 jogos. 

Rodrigão, na defesa, é outro nome que não será desconhecido aos portugueses, nomeadamente aos habitantes de Barcelos. O central brasileiro de 30 anos passou pelo Gil Vicente entre 2019 e 2021 e é um dos reforços desta época do Estrela Vermelha com um porte físico assinalável na hora de complicar a missão de Samu e companhia. 

No meio-campo, mora o nome mais sonante e que dispensa grandes apresentações. Tomás Handel, médio português de 24 anos, - que está perto de aceitar o convite de representar a seleção da Áustria - é um dos pensadores do jogo sérvio e terá, certamente, no Dragão um jogo especial. O ex-Vitória SC foi, em tempos, alvo do interesse do FC Porto, e vai querer mostrar as qualidades que o fizeram, emergir em Guimarães. 

Nota, também, para a presença do internacional angolano Felício Milson, que fez formação no Marítimo, onde chegou à equipa principal, pese embora sem grande sucesso. 

Sobra, ainda, o nome de Nemanja Radonjic, extremo sérvio de 29 anos que assinou uma passagem fugaz pelo Benfica. Cedido pelo Marseille, em janeiro de 2022, o internacional sérvio não foi além dos 11 jogos e um (belo) golo marcado. No Estrela Vermelha, Radonjic não é titular, mas pode assumir-se como agitador e 'abre-latas'. 

Resta, agora, esperar para ver qual o resultado do primeiro confronto entre FC Porto e Estrela Vermelha. A partida está agendada para as 20h00 de quinta-feira. 

Leia Também: Atenção, Roberto Martínez: Tomás Handel seduzido pela seleção da Áustria

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si