Tomás Handel está muito perto de tomar a decisão de representar a seleção da Áustria, abdicando de vestir a camisola de Portugal no futuro, sabe o Desporto ao Minuto. O médio português de 24 anos, que recentemente deixou o Vitória SC para assinar pelo Estrela Vermelha, já foi alvo de uma abordagem por parte de um membro da equipa técnica da seleção austríaca e pode ser chamado já na próxima pausa internacional, agendada para outubro.
De acordo com as informações recolhidas pelo Desporto ao Minuto, Handel foi contactado, na quarta-feira, por Sebastian Prodl, treinador adjunto de Ralf Rangnick, e encontra-se agora a analisar a possibilidade de poder representar a seleção austríaca por conta de já ter dupla nacionalidade.
Filho de pais austríacos, Tomás Handel está inclinado em aceder ao desejo da seleção austríaca e representar o país já nos próximos compromissos com San Marino e Roménia, agendados para dia 9 e 12 de outubro, respetivamente, ambos relativos à qualificação para o Mundial'2026.
De resto, o grande objetivo de Handel passa por marcar presença nessa mesma competição que vai decorrer no próximo verão nos Estados Unidos da América, Canadá e México.
Caso aceite o convite feito, Tomás Handel terá apenas de fazer um pedido formal, mas o processo deverá ficar concluído muito rapidamente, até mesmo porque a Federação austríaca tem todo o interesse em poder contar de forma imediata com o jogador formado no Vitória SC.
Arnautovic 'pressiona'
Ainda em período de reflexão, o médio português não deixa de ser também seduzido pelo companheiro de equipa Marko Arnautovic. O experiente jogador austríaco do Estrela Vermelha e histórico da seleção - mais de 100 internacionalizações - tem tentado convencer Handel a dar o 'sim' à Áustria.
Tomás Handel, recorde-se, chegou recentemente ao Estrela Vermelha, da Sérvia, que pagou pouco mais de três milhões para 'roubar' um dos esteios do meio-campo do Vitória SC.
Com uma curta passagem no Moreirense, ainda na categoria de sub-17, Handel fez o resto da carreira apenas no Vitória SC, chegando à equipa principal na temporada 2021/22.
Na agenda de Martínez
A eventual chegada de Handel à seleção da Áustria irá impedir uma futura chamada portuguesa por parte de Roberto Martínez. O selecionador nacional admitiu há cerca de um ano, no arranque da Liga das Nações, que Portugal viria a conquistar, que o nome do então jovem do Vitória SC estava na sua agenda.
"Temos mais jogadores para acompanhar. Gedson Fernandes, Florentino Luís, Daniel Bragança, Eduardo Quaresma, Tomás Handel, Francisco Moura... Há um grupo de jogadores que estão à porta da seleção, que trazem um entusiasmo e energia diferentes, algo benéfico para a competitividade no balneário. A Liga das Nações é diferente, não é um percurso para o Mundial. Faz parte do melhorar e preparar melhor a equipa. É a oportunidade de experimentar e ver jogadores novos para poder tentar ganhar a Liga das Nações. Acho que temos agora um grupo ainda maior para criar um grupo final para o Mundial", afirmou Roberto Martínez a 4 de outubro de 2024, em conferência de imprensa.
Resta, agora, aguardar pela decisão de Tomás Handel, que já contabiliza três jogos e um golo ao serviço do Estrela Vermelha. No entanto, tudo leva a crer que Portugal estará prestes a perder uma opção de valor para o meio-campo da seleção.
Leia Também: Oficial: Tomás Handel deixa Vitória SC e assina pelo Estrela Vermelha