Procurar

Lyon de Paulo Fonseca vence Lille e não larga PSG no topo

Golo solitário de Tyler Morton valeu um triunfo importante aos visitantes, que continuam a atravessar um grande momento de forma. Félix Correia e Tiago Santos foram titulares do lado do Lille, André Gomes ficou no banco. Afonso Moreira foi a jogo no segundo tempo.

Lyon de Paulo Fonseca vence Lille e não larga PSG no topo

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
28/09/2025 18:13 ‧ há 3 dias por Francisco Amaral Santos

Desporto

Ligue 1

O Lyon de Paulo Fonseca amealhou, este domingo, a quinta vitória em seis jogos na nova temporada da Ligue 1, ao visitar e derrotar o Lille (1-0), numa tarde com vários portugueses em ação. Ao mesmo tempo, o Lyon juntou-se ao PSG no topo da tabela classificativa, partilhando os mesmos 15 pontos. 

 

Com os lusos Félix Correia e Tiago Santos a alinharem de início do lado do Lille - André Gomes não saiu do banco e Afonso Moreira ajudou o Lyon no segundo tempo - foi mesmo Tyler Morton a figura da partida. 

Aos 13 minutos, e assistido por Nico Tagliafico, o médio inglês de 22 anos apontou aquele que seria o primeiro e o último golo da partida no Stade Pierre-Mauroy. 

O Lille até tentou responder, nomeadamente na segunda parte, mas a intenção de conseguir, pelo menos, chegar ao empate não foi bem-sucedida e os três pontos foram mesmo para os visitantes. 

Com este resultado, o Lyon alcança a quinta vitória em seis jornadas e iguala o registo do PSG, que apenas tem vantagem no confronto na diferença de golos. 

Em termos globais, o conjunto orientado por Paulo Fonseca, que ainda cumpre castigo e que não pode, por isso, marcar presença no banco de suplentes, tem agora um saldo de seis triunfos em sete jogos disputados em 2025/26. 

Vitinha assiste e lesiona-se no triunfo do PSG (sem Neves e Nuno Mendes)

Vitinha assiste e lesiona-se no triunfo do PSG (sem Neves e Nuno Mendes)

Triunfo diante do Auxerre consolida liderança da Ligue 1. Luis Enrique fez gestão de equipa a pensar... no Barcelona. Vitinha e Gonçalo Ramos foram titulares, Nuno Mendes não saiu do banco e João Neves está lesionado.

Francisco Amaral Santos | 22:02 - 27/09/2025

Por seu turno, o Lille continua no 6.º lugar com um saldo de 10 pontos, sendo que somou a segunda derrota consecutiva no campeonato. 

Registo europeu impressiona

O percurso de Paulo Fonseca nas competições europeias merece nota digna de registo, uma vez que, sob sua alçada, os gones alcançaram a 14.ª estreia consecutiva sem perder nas provas da UEFA. Descontando eliminatórias, somaram oito vitórias e seis empates, número apenas superado pelo recordista, o Bayern Munique, que vai já em... 23 de seguida.

Aqui, os próximos desafios passarão por Salzburgo (a 2 de outubro, no Groupama Stadium), Basileia (a 23 de outubro, no Groupama Stadium), Real Betis (a 6 de novembro, no Estadio de La Cartuja), Maccabi Tel Aviv (a 27 de novembro, no Bloomfield Yalo), Go Ahead Eagles (a 11 de dezembro, no Groupama Stadium), Young Boys (a 22 de janeiro, no Stade de Suisse) e PAOK (a 29 de janeiro, no Groupama Stadium).

Na Liga Europa, o Olympique Lyon alimenta a esperança de chegar longe, esta temporada, pelo que o primeiro objetivo será alcançar os oitavos de final, seja diretamente (o que o obriga a terminar entre os oito primeiros classificados), ou via playoff (o que o remeteria a um lugar entre os 9.º e 24.º classificados).

Na temporada passada, recorde-se, o Lyon foi eliminado nos quartos de final pelo Manchester United, de Ruben Amorim, com dois jogos absolutamente dignos de... filme. Em Old Trafford, e num jogo com direito a prolongamento, os franceses estiveram mesmo com um pé na fase seguinte, mas acabaram surpreendidos pelo último fôlego dos red devils num dos jogos mais marcantes de Amorim desde que assumiu a condução do clube de Old Trafford. 

Leia Também: Vitinha assiste e lesiona-se no triunfo do PSG (sem Neves e Nuno Mendes)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si