O Portimonense regressou, este sábado, aos triunfos na II Liga, ao superar, por 3-2, o Ac. Viseu, em Viseu, na sétima jornada da II Liga.
Depois da derrota (1-2) caseira na última ronda, diante do Sporting B, a turma algarvia, liderada por Tiago Fernandes, sentiu a necessidade de dar uma resposta perante um conjunto com os mesmos objetivos em 2025/26: a subida de divisão.
Os locais tiveram um péssimo início de jogo. O médio João Guilherme cometeu, aos 5', uma grande penalidade, após uma abordagem imprudente a agarrar ostensivamente João Reis dentro da área. Na marca dos onze metros, o avançado Tamble Monteiro (7') bateu rasteiro e colocado, não dando hipóteses de defesa ao guarda-redes Bruno Brígido.
O empate dos viseenses surgiu aos 19'. Na sequência de vários duelos a meio-campo, a bola sobrou para Álvaro Zamora, que ousou um remate ainda fora da área. A tentativa do avançado acabou com o esférico no fundo das redes, num lance em que o guardião Sébastien Cibois deu a sensação de que podia ter feito muito mais.
A vantagem voltou a pertencer aos visitantes ao minuto 29. Na sequência de um canto, a bola sobrou para os pés de João Reis, que atirou forte para a defesa incompleta de Bruno Brigído, que deixou a bola à mercê da finalização certeira de Danio Djassi.
As coisas corriam bem ao Portimonense, que ficou em vantagem numérica aos 34'. O lateral-direito Tomás Domingos, formado no Benfica e com passagens por Mafra e Marítimo, travou em falta o isolado Danio Djassi. O juiz da partida, Rui Lima, não hesitou em mostrar o vermelho direto ao atleta, que deixou o Ac. Viseu com 10 elementos para o que restava dos primeiros 45 minutos mais a segunda parte.
Na etapa complementar, foram os locais a assumirem as despesas do jogo, contra todas as expectativas. No entanto, o maior caudal ofensivo não se traduziu em golo.
Com uma abordagem algo cínica no plano de jogo, o Portimonense deu aos 68' o golpe final no adversário. O ala João Reis escapou pelo corredor esquerdo e tirou um cruzamento perfeito para o coração da área, na qual apareceu Tamble Monteiro a finalizar na cara do desamparado Bruno Brigído. 1-3 no resultado.
Refira-se que este foi o quinto golo do avançado internacional pela Guiné-Bissau, de 24 anos. É neste momento o melhor marcador da competição.
o Ac. Viseu abanou com este golo e apenas teve forças para relançar a partida já em tempo de compensação. Aos 90+1, Nikos Michelis fez o segundo golo d equipa liderada por Sérgio Vieira, longe de convencer os adeptos neste arranque de temporada.
O Portimonense subiu, à condição, ao 5.º lugar, com dez pontos, ao passo que o Ac. Viseu situa-se no 14.º posto, com cinco pontos. Na próxima jornada, os algarvios vão receber o União de Leiria. Por sua vez, o Ac. Viseu irá viajar até à Madeira para defrontar o Marítimo, atual segundo classificado da competição.
Leia Também: Sporting B 'tomba' da liderança e Benfica B vai de mal a pior