Procurar

Trincão não tem Bola de Ouro, mas é o 'rugido' mais forte do Sporting

As notas do Sporting-Moreirense, resolvido praticamente na cobrança de grandes penalidades, ambas conquistadas pelo camisola 17 dos leões, que reforçou o seu belo momento de forma a nível individual na equipa liderada por Rui Borges.

Trincão não tem Bola de Ouro, mas é o 'rugido' mais forte do Sporting

© Reprodução/Getty Images

Luis Júnior
23/09/2025 08:04 ‧ há 1 semana por Luis Júnior

Desporto

Análise

O Sporting derrotou, esta segunda-feira, o Moreirense (3-0), no encerramento da sexta jornada da I Liga, num jogo que decorreu em simultâneo com a realização da gala da Bola de Ouro, conquistada por Ousmane Dembélé.

 

No Estádio José de Alvalade, Francisco Trincão fez questão de oferecer os três pontos à turma liderada por Rui Borges, que quase pagou caro a falta de eficácia.

No quarto de hora final da segunda parte, o avançado internacional português ludibriou os adversários, tendo conquistado duas grandes penalidades, convertidas pelos companheiros Luís Suárez (76') e Pedro Gonçalves (90').

Antes do apito final, Fotis Ioannidis (90'+4) estreou-se a marcar de leão ao peito e selou as contas da partida. Ao fim de seis jornadas, os bicampeões nacionais somam 15 pontos, menos três do que o líder FC Porto.

Vamos então às notas da partida.

Figura

Francisco Trincão assumiu a equipa quando ela mais precisou de um génio para 'furar' a muralha defensiva contrária. Foi 'esperto' na forma como ganhou a primeira penalidade e aproveitou o facto de Marcelo ser 'duro de rins' na segunda. A cada jogo que passa, o camisola 17 parece ser cada vez mais o 'patrão' da equipa.

Surpresa

Que bela estreia do guarda-redes luso André Ferreira. Foi por ele que o Moreirense não saiu de Alvalade com uma goleada das antigas. Um autêntico porto seguro para os cónegos, que sentiram em demasia o desgaste físico do encontro. Pedro Gonçalves e Luis Suárez apenas levaram a melhor na marca dos onze metros.

Desilusão

O avançado Landerson Araújo, de 18 anos, acusou a falta de experiência ao mais alto patamar. No lance da primeira grande penalidade, o jovem brasileiro quis tanto cortar a bola, que não viu que estava a perna de Trincão à frente. O seu erro (infantil) deitou abaixo a equipa, crente num possível ponto à medida que o jogo ia avançado.

Treinadores

Rui Borges

As dinâmicas ofensivas do Sporting são um 'pesadelo' para qualquer adversário. A inclusão de Luis Suárez marca um contraponto claro com a época passada e por mais estranho que pareça este Sporting joga cada vez melhor sem Gyokeres, eleito o melhor avançado do Mundo na gala da Bola de Ouro. Foram apenas três ao Moreirense, mas podiam ter sido bastantes mais. O coletivo impôs-se desde o primeiro minuto.

Vasco Botelho da Costa

O Moreirense tentou competir em Alvalade, mas foi incapaz de travar as dinâmicas dos leões. O início da segunda parte revelou a melhor versão, mas rapidamente a equipa foi colocada no seu último terço, sem capacidade de sair no contragolpe. Ainda é cedo para se bater com os denominados 'grandes', mas vem aí um jogo do 'seu campeonato', diante do Casa Pia.

Arbitragem

Nada a dizer sobre as grandes penalidades assinaladas por  Hélder Carvalho, da AF Santarém. Não hesitou na sua tomada de decisão e não teve influência no resultado.

Leia Também: Rui Borges confia nos jogadores: "Penáltis? A decisão é do grupo..."

Leia Também: "É difícil jogar em casa de um grande, ainda por cima um campeão"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si