Está à vista o sucessor de Bruno Lage no comando técnico do Benfica. Rui Costa despediu o treinador setubalense na madrugada desta quarta-feira e pode mesmo anunciar o novo timoneiro do clube da Luz ainda no decorrer do dia de hoje.
José Mourinho poderá ser confirmado ainda esta quarta-feira, ao que tudo indica, como novo treinador do Benfica. O técnico português viajou num voo privado desde a cidade espanhola de Barcelona até Lisboa, tendo chegado pouco depois das 18h20 (horário de Portugal Continental) ao aeródromo de Tires, em Cascais. A oficialização do acordo entre as duas partes poderá estar por horas.
À chegada a Portugal, o treinador português referiu que recebeu um contacto por parte do Benfica para render Bruno Lage no comando técnico do emblema da Luz. "O Benfica perguntou-me se estava interessado e disse que sim. Vou falar com o Benfica", disse o treinador natural de Lisboa.
"Quando fui confrontado com a possibilidade de treinar o Benfica não pensei duas vezes: interessa-me. Se voltar ao Benfica, não é uma celebração de carreira. Quem é o treinador que diz não ao Benfica? Eu não", acrescentou ainda.
Nas últimas horas têm decorrido negociações entre o técnico natural de Setúbal e o Benfica. As últimas informações reveladas pela imprensa desportiva portuguesa dão conta de que José Mourinho irá assinar um contrato válido até final da época 2026/27.
Ao que tudo indica, o treinador, de 62 anos, poderá chegar ao Benfica acompanhado pelos adjuntos João Tralhão, Pedro Machado, António Dias e Ricardo Formosinho, quarteto que esteve com José Mourinho ao serviço do Fenerbahçe.
Recorde-se que o Desporto ao Minuto já tinha dado conta de que existia um princípio de acordo entre o Benfica e José Mourinho para que o setubalense assumisse os destinos do clube da Luz, sem treinador depois da saída de Bruno Lage na última madrugada.
José Mourinho, refira-se, foi despedido do Fenerbahçe, no passado dia 29 de agosto, precisamente na sequência da eliminação aos pés do Benfica (1-0), na luta pelo acesso à fase regular da Liga dos Campeões - onde o clube da Luz se estreou com uma dramática reviravolta sofrida frente ao Qarabag (2-3) a 'castigar' Bruno Lage.
Na altura, o treinador português, de 62 anos, saiu do emblema sediado em Istambul com uma indemnização no valor de 15 milhões de euros. Mais de 20 anos depois da saída do FC Porto, José Mourinho prepara-se para voltar ao futebol português e a um dos grandes rivais do conjunto azul e branco.
Recorde-se que José Mourinho já treinou o Benfica na época 2000/01, com o registo de seis vitórias em 11 jogos, precisamente na sua primeira experiência como treinador principal, já depois de ter sido adjunto de equipas como Sporting, FC Porto e Barcelona. Terminada a aventura na Luz, o conceituado treinador luso somou aventuras ao serviço de clubes como União de Leiria, FC Porto, Chelsea, Inter, Real Madrid, Manchester United, Tottenham, AS Roma e Fenerbahçe.
[Notícia atualizada às 18h36]
Leia Também: Fenerbahçe estranha 'namoro' entre Benfica e Mourinho: "Coincidências..."